Rapper Oruam tem prisão mantida pela Justiça em audiência de custódia

Oruam será tranferido para Bangu ainda nesta quarta-feira

Por Anna Caroline Santiago.

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu manter a prisão preventiva do rapper Mauro Davi do Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, durante audiência de custódia realizada na tarde desta quarta-feira (23). O artista se entregou à polícia na terça-feira (22), após fugir ao ser indiciado por associação ao tráfico de drogas e suspeita de ligação com a facção criminosa Comando Vermelho.

A prisão preventiva foi decretada na terça-feira, após Oruam ter atacado agentes durante uma operação policial, o que teria permitido a fuga de um dos principais ladrões de carros do estado. Com a manutenção da prisão, o cantor será transferido para a Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo de Gericinó, em Bangu. Ele está em cela individual e separado dos demais detentos.

Rapper Oruam tem prisão mantida pela Justiça em audiência de custódia.Foto: redes sociais

Segundo o Tribunal de Justiça, a juíza Rachel Assad da Cunha concluiu que a prisão foi realizada de forma legal, sem indícios de abuso por parte dos agentes. Dessa forma, a detenção foi confirmada, e o processo seguirá com o juiz que inicialmente decretou a medida. A defesa de Oruam informou que já entrou com pedido de habeas corpus.

Antes de se entregar, o rapper concedeu uma entrevista exclusiva ao SBT, na qual negou qualquer envolvimento com o crime organizado. “Não sou bandido”, afirmou. Ele também comentou a confusão ocorrida na noite anterior, em frente à sua casa no bairro do Joá, zona oeste da cidade.

“Eu tava saindo de casa, do nada vi um carro saindo muito voado e saiu falando: ‘Perdeu, perdeu’, totalmente descaracterizado. Eu não entendia o que tava acontecendo”, relatou o cantor, referindo-se à abordagem policial.

Oruam se apresentou voluntariamente ao sub-secretário da Polícia Civil, Carlos Alberto de Oliveira, em um posto de gasolina na Avenida Brasil. Inicialmente, foi levado para o Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio. No entanto, ainda na noite de terça-feira, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) decidiu transferi-lo para o Complexo de Bangu. A Seap não divulgou os motivos da transferência.

Quem é Oruam?

Atualmente, Oruam é um dos principais nomes do rap e trap no Brasil. Filho de Marcinho VP, um dos principais chefes do Comando Vermelho, preso desde 1996, e de Márcia Gama, Oruam tem quatro irmãos.

Capa do álbum 'Liberdade'. Foto: divulgação

Marcinho VP foi condenado por tráfico de drogas e assassinatos e, mesmo preso, segundo autoridades policiais e judiciais, continuou a liderar o Comando Vermelho e a ordenar homicídios e outros crimes.

Oruam já conquistou milhares de ouvintes em plataformas como Spotify e YouTube, com músicas que misturam funk, R&B e rap. As letras do rapper falam de ostentação, sexo e o fato de ser filho de um traficante, o que gerou a proposta da "Lei Anti-Oruam" na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O projeto de lei, apresentado na Câmara Municipal de Campo Grande, propõe a proibição do uso de recursos públicos para contratar artistas que façam apologia ao crime organizado e ao uso de drogas em shows. A proposta, apresentada pelo vereador André Salineiro (PL), aguarda deliberação nas instâncias legislativas da cidade.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.