Piloto morre após avião militar cair em show aéreo em Dubai; veja vídeo
Avião milita realizava uma manobra em baixa altitude quando o piloto perdeu o controle
Um avião militar de caça da Força Aérea Indiana (IAF) caiu nesta sexta-feira (21) durante o Dubai Air Show, um dos maiores eventos de aviação do mundo. O acidente resultou na morte do piloto, que não conseguiu ejetar-se antes do impacto.
A aeronave, identificada como um HAL Tejas, fabricado pela estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), estava realizando uma manobra em baixa altitude quando o piloto perdeu o controle.

A queda gerou uma explosão e uma densa nuvem de fumaça preta que se elevou sobre a área do Aeroporto Al Maktoum, sede do evento. O repórter do SBT Maycon Leão acompanhava o evento Dubai Air Show. "De repente, teve essa explosão, gritos e, depois o silêncio reinou. Um sentimento de choque e luto", disse.
Imagens e vídeos do momento da queda até a explosão repercutiram nas redes sociais.
Veja:
Outra vez más notícias para a aviação da Índia. Desta vez foi um avião militar durante uma demonstração no Dubai Airshow. Não vejo sinais do piloto se ter ejetado. Oxalá esteja enganado pic.twitter.com/bayzzRWFWS
— José Correia Guedes (@cpt340) November 21, 2025
O HAL Tejas é uma peça-chave no plano do governo indiano para modernizar e reforçar sua frota de caças. A Força Aérea Indiana (IAF) confirmou o acidente por meio de um comunicado. "Um inquérito está sendo instaurado para apurar a causa do acidente," declarou a IAF, sem fornecer mais detalhes imediatos sobre a falha da aeronave.https://aratuon.com.br/mundo/uma-pessoa-e-resgatada-com-vida-de-acidente-aereo-na-india-mais-de-200-morreram

Acidente aéreo na Índia
Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu em junho deste ano, nas proximidades do aeroporto de Ahmedabad, no noroeste da Índia. Segundo informações da polícia local e divulgadas por uma agência de notícias asiática, pelo menos uma pessoa sobreviveu ao acidente. A vítima foi encontrada no assento 11A e encaminhada a um hospital da região.
De acordo com a Direção Geral de Aviação Civil da Índia, a aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, decolou às 13h33 no horário local e caiu cinco minutos depois, às 13h38. O voo tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. A bordo estavam 232 passageiros e 10 tripulantes, entre eles 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense
Outros casos
Honduras

Em março deste ano, um avião que transportava 17 pessoas caiu no mar logo após decolar da Ilha de Roatán, próximo à costa de Honduras. Cerca de 10 pessoas foram resgatadas, entre passageiros e tripulação, sendo sete sem vida.
As operações de busca e salvamento continuam para localizar os demais envolvidos no acidente. No total, eram 17 passageiros, sendo 14 passageiros e três tripulantes.
O avião, um Jetstream 32, operado pela companhia hondurenha Lanhsa, tinha como destino a cidade de La Ceiba. De acordo com relatórios preliminares, a aeronave caiu segundos após a decolagem. A causa do acidente ainda não foi determinada e será investigada pelas autoridades competentes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).