Oruam é recebido por fãs após deixar cadeia; rapper responderá em liberdade
Rapper Oruam foi recebido por fãs após soltura
Por Da redação.
Três dias após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) conceder liminar determinando sua soltura, o rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido artisticamente como Oruam, foi liberado nesta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro. Ele foi recebido por fãs, como mostra o vídeo abaixo:
🚨VEJA: Momento que Oruam foi solto da cadeia e ovacionado pelos fãs. pic.twitter.com/nJnF9ROkon
— CHOQUEI (@choquei) September 29, 2025
O músico estava preso desde julho, investigado por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.
Justiça decide pela soltura de Oruam
A decisão da 3ª Vara Criminal estabelece condições para que Oruam responda ao processo em liberdade. Ele deverá usar tornozeleira eletrônica, está proibido de frequentar o Complexo do Alemão e não poderá se aproximar a menos de 500 metros do adolescente Thallys, envolvido em um dos processos que motivaram sua prisão.
Segundo o relator do STJ, a prisão preventiva do rapper não atendia mais aos requisitos legais, devido a excesso de prazo ou ausência de justificativa adequada para sua manutenção.
Operação policial no Joá que prendeu Oruam
Oruam foi preso após uma operação da Polícia Civil no Joá, Zona Oeste do Rio, que tinha como alvo o adolescente Thallys. Durante a ação, o rapper teria confrontado policiais e foi acusado de tentativa de homicídio qualificado contra o delegado Moyses Santana Gomes e o policial Alexandre Alvez Ferraz.
Oruam tem vínculos com facções?
Relatórios da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) apontam que o músico mantinha contato com lideranças do Comando Vermelho (CV) e intermediava diálogos com rivais do Terceiro Comando Puro (TCP). O documento descreve que Oruam "exerce função de destaque, com acesso privilegiado e respeitabilidade dentro do universo criminoso".
Imagens que circularam antes de sua prisão mostravam o rapper em chamadas de vídeo ao lado de "Doca", chefe do CV, além de diálogos com "Cocão" e "Coelhão", do TCP, e com "Rabicó", líder do Complexo do Salgueiro.
Oruam foi indiciado por sete crimes
Oruam foi indiciado por sete crimes: desacato, resistência, ameaça, dano, lesão corporal, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após a decretação de sua prisão preventiva, ele se apresentou voluntariamente a policiais civis em um posto de gasolina na Avenida Brasil. Em audiência de custódia realizada em 23 de julho, a juíza Rachel Assad da Cunha manteve a prisão preventiva, e ele foi encaminhado para o Complexo de Gericinó, em Bangu.
O que diz a defesa de Oruam
Em entrevista ao SBT, antes de se entregar, o artista negou envolvimento com o tráfico. "Não sou bandido, tudo o que eles querem é que eu fique aqui, mas eu não sou bandido, então vou me entregar", afirmou.
O músico alegou ainda que não sabia que a operação policial tinha como alvo um adolescente procurado pela Justiça. "Eu tava saindo de casa, do nada vi um carro saindo muito voado e saiu falando: 'Perdeu, perdeu', totalmente descaracterizado. Eu não entendia o que tava acontecendo", declarou.
Oruam e as acusações do Ministério Público
O Ministério Público do Rio sustentou que a casa do rapper no Joá funcionava como refúgio para criminosos foragidos. Em fevereiro, policiais encontraram no local o traficante Yuri Pereira Gonçalves, conhecido como "Batata", além de armas de uso restrito e munições.
Quem é Oruam
Filho de Marcinho VP, um dos chefes do Comando Vermelho condenado a 44 anos de prisão, Oruam tem 24 anos, mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify e cerca de 2,1 milhões de seguidores em um perfil reserva no Instagram. Seu estilo de vida ostentador e as polêmicas em que se envolve o colocaram em evidência, inclusive no Lollapalooza 2024, quando pediu liberdade para o pai durante um show.
Na época, afirmou: "Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Não tentem tirar de uma pessoa o direito de reivindicar condições melhores para o seu pai, e nem de querer vê-lo em liberdade".
Apesar das acusações, Oruam nega vínculos com o crime. "Tudo o que eu conquistei foi com minha música", disse o artista.
*Com informações do SBT News
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).