Operação localiza fábrica clandestina de armas de fogo no sul da Bahia

Fábrica clandestina de armas fornecia equipamentos para facções criminosas com atuação em Itabuna, no sul do estado

Por Anna Caroline Santiago.

A Polícia Civil localizou, nesta quarta-feira (26), uma fábrica clandestina de armas de fogo em Itabuna, no sul da Bahia, durante a Operação Horizonte Vulcanus. Na ação, um armeiro e um distribuidor foram presos.

De acordo com as investigações, os suspeitos mantinham uma estrutura destinada ao reparo, fabricação e circulação de armamentos, que seriam fornecidos a facçõees criminosas com atuação na região.

Operação localiza fábrica clandestina de armas de fogo no sul da Bahia.Foto: SSP-BA

No local, as equipes apreenderam diversas armas de fogo, peças, ferramentas, acessórios, máquinas utilizadas na produção e manutenção dos armamentos, além de munições. Celulares e documentos também foram recolhidos.

A operação foi realizada de forma integrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Ilhéus, pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) e pelo 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Fábrica de armas no oeste baiano

A Polícia Civil da Bahia prendeu sete suspeitos e desativou uma fábrica artesanal de armas de fogo durante a “Operação Colheita da Lei”, deflagrada na última quinta-feira (13) no município de Santa Rita de Cássia, no oeste baiano.

A ação também apreendeu grande quantidade de munições, componentes de armamento e medicamentos de uso controlado, conforme informações divulgadas pela corporação ao Aratu On. Durante a operação, os policiais identificaram uma oficina usada para a fabricação rústica de armas.

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil

A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.