Operação da PF cumpre mandados por desvios de recursos públicos na Bahia

Os investigados da operação Overclean da PF poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva

Por Dinaldo dos Santos.

Com ações em Salvador, a Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (13), a nona fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. 

Foto: Divulgação

Operação Overclean

Ao todo, segundo a PF, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal. Informações preliminares dão conta que ações acontecem em um dos apartamentos da Mansão Wildberger, endereço de luxo, no Corredor da Vitória, em Salvador.

PF cumpre mandado na Mansão Wildberger, em Salvador. Foto: Reprodução | Google Maps

O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

Saída do Centrão do governo Lula

No último mês de outubro, nossa reportagem publicou que com o avanço da Overclean, o governo começou a exonerar indicados de PP, União Brasil, PSD e MDB de cargos em segundo escalão. No Congresso, as próprias siglas também anunciaram o desembarque oficial da base aliada.

Na ocasião, a federação União Progressista (União Brasil + PP), que soma mais de 100 parlamentares, havia determinado que seus filiados renunciassem aos cargos ocupados no governo federal. O movimento foi visto como um passo para a ruptura total com o Executivo.

Enquanto isso, ministros de partidos do Centrão tentavam se manter no governo. André Fufuca, do PP, à frente do Ministério do Esporte após se desfiliar da legenda, e Celso Sabino, do União Brasil, enfrentando processo de expulsão, no Ministério do Turismo.

LEIA MAIS: Feminicídio: morre mulher encontrada com sinais de espancamento na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.