Operação da PF combate contrabando de cigarros eletrônicos em Ilhéus, na Bahia

Polícia Federal deflagrou operação de combate ao contrabando de cigarros eletrônicos, em Ilhéus, no Sul da Bahia

Por Dinaldo dos Santos.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (19/2), a Operação Espelho Fumegante 2 para reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos, na cidade de Ilhéus, sul da Bahia.

Operação da PF combate contrabando de cigarros eletrônicos. Foto: Ilustração | Shutterstock

Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Ilhéus.

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que têm importação, comercialização e propaganda proibidas pela Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA, desde 2009, conforme resolução da ANVISA.

PF deflagra Operação Espelho Fumegante. Foto: Divulgação

De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelo crime de contrabando, consistente na importação, armazenamento e comercialização de mercadoria proibida, com pena de reclusão de dois a cinco anos.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Além do sistema tributário, a norma penal em comento visa a proteger outros bens jurídicos, notadamente os ligados à saúde pública.

Combate a cigarros eletrônicos em Salvador

No ano passado, a Polícia Federal já havia deflagrado a Operação Pulmão Seguro, com o objetivo de combater o comércio ilegal de cigarros eletrônicos em Salvador.

A investigação teve início com a Polícia Civil da Bahia, que identificou, de forma preliminar, os estabelecimentos envolvidos na prática ilegal. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão: dois em tabacarias e um em um imóvel residencial.

A operação mobilizou 15 policiais federais. Os investigados estiveram sujeitos a responder pelo crime de contrabando, além de outras infrações que, eventualmente, fossem identificadas ao longo das apurações.

LEIA MAIS: Suplente de vereador é morto a tiros, dentro de casa, em Ipirá

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.