Cigarros eletrônicos e cosméticos ilegais são apreendidos em Feira
Dentre os itens apreendidos, destacam-se 900 unidades de cosméticos ilegais, sem nota fiscal, e 96 cigarros eletrônicos
Por Lucas Pereira.
Um carregamento de produtos sem documentação fiscal, contendo cigarros eletrônicos e cosméticos ilegais, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização a uma van de viagens, em Feira de Santana.
Segundo a PRF, o veículo havia saído de São Paulo e seguia para a Paraíba. Dentro dele, foram encontradas sete volumes de mercadoria sem documentação fiscal e sem comprovação de entrada regular no país.
Entre os itens apreendidos, destacam-se 900 unidades de cosméticos, 96 dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), além de copos térmicos e brinquedos variados. Diante das características e da forma de transporte, os materiais foram identificados como produtos presumivelmente descaminhados, em desacordo com a legislação aduaneira.
Além disso, os cigarros eletrônicos e seus refis são de importação proibida, configurando, em tese, o crime de contrabando, conforme o artigo 334-A do Código Penal e a Resolução RDC nº 46/2009 da ANVISA, que proíbe sua comercialização, importação e propaganda no Brasil.
Diante dos fatos, a mercadoria foi apreendida e será encaminhada à Receita Federal do Brasil, unidade de Feira de Santana, para as providências legais cabíveis. O condutor do veículo foi identificado e liberado no local, sendo devidamente informado sobre as implicações legais do transporte dos produtos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).