Obra no Caminho das Árvores causa desabamento a prédio em Salvador
Obra no Cerimonial Caminho das Árvores causa desabamento em prédio e gera prejuízo a moradores em Salvador
Por Laraelen Oliveira.
Uma obra em andamento no terreno do Cerimonial Caminho das Árvores, localizada no bairro Caminho das Árvores, em Salvador, tem gerado transtornos e prejuízos aos moradores do Edifício Mansão Unique, na Alameda das Framboesas. Vizinhos denunciaram barulho em horários proibidos, risco estrutural e até episódios de desabamento.
Na madrugada de quinta-feira (21), parte do muro da construção cedeu e abateu o teto da garagem do prédio, danificando veículos e a estrutura do local. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) foi acionada e notificou os responsáveis por “risco de desabamento de partes instáveis do muro vizinho”, determinando o isolamento imediato da área.
Segundo os moradores, as irregularidades vinham sendo denunciadas há dias. Eles afirmam que máquinas de médio e grande porte operavam até altas horas da noite e que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) havia sido acionada no dia 15 para embargar a obra, que também foi autuada por descarte irregular de materiais em via pública. Apesar disso, os trabalhos continuaram.
Interdição após o desabamento
Um parecer do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), emitido em 15 de agosto, apontou que a reforma e ampliação estavam sendo realizadas sem projeto de atualização e estrutural, o que configura ausência de envio técnico obrigatório.
Após o novo incidente, a Sedur interditou a obra na quinta-feira (21). “Os fiscais já fizeram embargado a obra no último sábado, mas os responsáveis descumpriram a ação”, disse o órgão em nota.
O episódio se soma a outros acontecimentos recentes que chamam atenção para problemas estruturais em Salvador. No mesmo dia, um rompimento de adutora no bairro do Imbuí deixou ruas alagadas e gerou transtornos no trânsito. Já no Santo Antônio Além do Carmo, o desabamento de um casarão histórico no início da semana expôs falhas na manutenção de imóveis tombados: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) havia alertado os responsáveis sobre a necessidade de reparos antes do colapso.
Em comunicado, a administração do Cerimonial Caminho das Árvores reconheceu a responsabilidade da empresa, mas afirmou que os projetos já foram modificados e protocolados junto à Sedur, incluindo o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) no Crea-BA. A direção informou ainda que está em contato com os moradores afetados e reparos. “Lamentamos os transtornos e reiteramos nosso compromisso com a legalidade, segurança e bom convívio com a vizinhança”, declarou.
Leia também: Adolescente de 12 anos planeja morte da própria mãe por R$ 17 mil
Leia também: Jovem é preso após matar companheira, enterrar corpo e salvar cabeça
Leia também: Estagiária é presa por desviar R$ 50 mil de instituição financeira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).