O que se sabe sobre morte do lutador brasileiro Godofredo ‘Pepey’ nos EUA
Preso por agressão doméstica, Godofredo ‘Pepey’ é encontrado morto em prisão na Flórida
O lutador de artes marciais mistas (MMA) Godofredo “Pepey” Castro, de 38 anos, foi encontrado morto neste domingo (9) em uma unidade prisional da Flórida, nos Estados Unidos. Castro estava detido por agressão doméstica contra a esposa, Samara Mello, deste junho deste ano.
Natural de Fortaleza (CE), as autoridades americanas ainda não divulgaram as circunstâncias da morte. A informação foi confirmada pelo advogado da ex-companheira do atleta, Gaudenio Santiago do Carmo, que relatou também ataques virtuais direcionados à cliente.

“Samara não é apenas vítima de um caso de violência doméstica que levou à prisão de Pepey, como agora enfrenta o impacto emocional da morte do atleta”, afirmou o advogado.
Segundo Santiago, Samara é a responsável legal pela liberação do corpo do lutador para repatriação ao Brasil. “Ela está profundamente abalada e ainda sofre acusações injustas neste momento tão doloroso. Pedimos respeito, responsabilidade e silêncio sensível até que as informações oficiais sejam divulgadas”, acrescentou.
Prisão
Godofredo foi preso em junho de 2025, após ser acusado de agredir a esposa e impedir que ela usasse o telefone para pedir ajuda. Vizinhos ouviram a confusão e acionaram a polícia, que o prendeu no dia seguinte.
O atleta foi formalmente acusado de sequestro com ferimento corporal e ameaça à vítima, agressão doméstica por estrangulamento, obstrução de comunicação com as autoridades e violência doméstica. A Justiça norte-americana fixou uma fiança de US$ 120 mil (cerca de R$ 650 mil à época), mas ele permaneceu detido.
Carreira no MMA

Godofredo Pepey ganhou notoriedade em 2012, ao se tornar vice-campeão da primeira edição do reality The Ultimate Fighter Brasil (TUF), que revelou novos talentos para o UFC. Mesmo com a derrota na final da categoria peso-pena para Rony Jason, o desempenho garantiu sua contratação pela principal organização de MMA do mundo.
Durante sua passagem pelo UFC, Pepey disputou 11 lutas, somando cinco vitórias e seis derrotas. Após deixar o evento em 2018, seguiu atuando em ligas internacionais, como o Brave e o Russian Cagefighting Championship (RCC).
Fora do octógono, Pepey tentou ingressar na política. Em 2024, candidatou-se a vereador em Fortaleza pelo Republicanos, mas recebeu apenas 77 votos e não foi eleito.
Violência contra a mulher
Mulheres negras com idades entre 30 e 39 anos são a maioria das vítimas de violência doméstica na Bahia, segundo revelou levantamento feito pelo Grupo de Pesquisas Judiciárias, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No último dia 19 de fevereiro, foi divulgado um estudo sobre as Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) no órgão.
Além dos perfis das vítimas e supostos agressores, o material de 33 páginas - contendo infográficos, tabelas e dados - detalha o cenário da violência e a resposta judicial aos pedidos de proteção para mulheres que vivenciaram algum tipo de agressão. Para tal, foram analisados processos judiciais distribuídos entre 2021 e 2023, nas classes infracional e criminal.
Atendimento a mulheres vítimas de violência no oeste
A rede de proteção à mulher foi ampliada na região Oeste da Bahia, com a inauguração de um Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) da Polícia Civil, em Santa Maria da Vitória.
+ Réu por feminicídio ameaça irmã da vítima durante júri: ‘Vou mandar matar’
A unidade, especializada em casos de violência de gênero, funcionará como um anexo da Delegacia Territorial da Polícia Civil, atendendo casos de violência doméstica, sexual e patrimonial. Outros investimentos foram entregues nas áreas de infraestrutura, saúde, esporte e educação.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).