Não é a banda: PM apreende 400 mil pés de maconha ‘skunk’ na Bahia
A plantação de sete hectares tinha 400 mil pés de maconha 'skunk' e outras 4,5 toneladas da droga em Xique-Xique, na Bahia
Por Lucas Pereira.
Policiais militares da CIPE/Semiárido e da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam cerca de 400 mil pés de maconha do tipo 'skunk' na tarde de quinta-feira (18), na zona rural do município de Xique-Xique, no centro-norte da Bahia. A plantação ocupava uma área de aproximadamente sete hectares de terra.

Conforme apuração do Aratu On junto à Polícia Militar, parte da droga já havia sido colhida e estava pronta para consumo, acondicionada em embalagens para comercialização. Ao todo, foram encontradas cerca de 4,5 toneladas de maconha em diferentes pontos da propriedade, incluindo o interior de um caminhão que seria utilizado para a distribuição do entorpecente.
Com a aproximação das guarnições, suspeitos que estavam no local fugiram em direção à vegetação da caatinga e não foram localizados. Durante a varredura na área, os policiais identificaram uma estrutura completa voltada ao cultivo da droga, com sistema de irrigação, equipamentos agrícolas, poço artesiano, bombas submersas, reservatórios de água e ranchos utilizados como alojamento, contendo alimentos, vestimentas e utensílios.
No imóvel também foram apreendidos um trator e uma motocicleta. De acordo com a PM, os responsáveis pelo cultivo ilegal mantinham uma plantação de feijão na área como forma de disfarçar o plantio da maconha.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Xique-Xique, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas. As investigações seguem para identificar os envolvidos e desarticular o esquema criminoso.
Plantações de maconha
No mês de agosto, uma ação integrada entre equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e das polícias Militar e Federal descobriu uma plantação de maconha que utilizava placas solares para o cultivo da erva, em Brotas de Macaúbas, cidade da Chapada Diamantina. A operação encontrou 25 mil pés de maconha, 300 kg da erva ensacados e 30 placas solares. Além disso, um carro utilizado para transportar as sementes e fertilizantes também foi apreendido pelas equipes.
Uma outra plantação ganhou repercussão nas redes sociais, no mês de setembro. O ator Ricardo Petraglia, de 74 anos, mostrou aos seguidores a plantação de cannabis que mantém em um sítio em Xerém, na Baixada Fluminense. Longe da televisão desde 2015, ele afirmou cultivar nove pés da planta com autorização da Justiça, destinados ao consumo próprio e uso medicinal.
Em março de 2023, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sancionou uma lei que normatiza a distribuição gratuita, via SUS, de cannabis para fins medicinais na capital baiana.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).