Homem é denunciado por manter pai idoso em cárcere privado na Bahia
Homem é investigado por maus-tratos e cárcere privado contra o pai desde fevereiro
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou um homem acusado de submeter o próprio pai, de 74 anos, a maus-tratos e cárcere privado no município de Poções, no sudoeste da Bahia. A denúncia foi recebida pela Justiça no dia 1º de dezembro.

De acordo com as investigações, o suspeito é investigado desde fevereiro deste ano. Os crimes teriam ocorrido na residência da família, onde o idoso era mantido trancado, sem alimentação adequada, em condições precárias de higiene e sem acesso a cuidados médicos.
Além das agressões e do confinamento, o denunciado também é acusado de se apropriar indevidamente do benefício previdenciário do pai, segundo informações do MP-BA.
Conforme a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva, a negligência e as privações impostas ao idoso teriam contribuído diretamente para a morte da vítima, registrada em junho deste ano.
O homem foi denunciado pelos crimes de cárcere privado, maus-tratos com resultado morte e apropriação de rendimentos de pessoa idosa, previstos no Estatuto do Idoso. As acusações incluem agravantes relacionados ao vínculo familiar e à idade da vítima.
Outros casos de cárcere privado
Um homem de 32 anos foi preso em flagrante em 15 de dezembro, suspeito de manter a ex-companheira em cárcere privado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima, de 27 anos, foi mantida trancada dentro da residência desde o início da manhã, com a porta presa por um cadeado. O crime teria sido motivado pela não aceitação do fim do relacionamento, que durou cerca de quatro anos. A mulher conseguiu acionar as autoridades por volta das 14h.
Equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Camaçari foram acionadas e se dirigiram ao local. Durante a abordagem, o suspeito reagiu contra os agentes empunhando um facão, sendo contido em seguida.

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).