Líder de facção baiana, '7 de Espadas' do Baralho do Crime, é preso na Bolívia

Líder da facção baiana atuava no sul do estado, com forte influência na cidade de Ilhéus

Por Anna Caroline Santiago.

O líder de uma facção baiana, foi preso nesta quarta-feira (4) na Bolívia. Cosme Câmara de Oliveira Filho, conhecido como “Pilão” ou “7 de Espadas”, do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), pelos crimes de homicídio qualificado. 

+Seis pessoas são presas em esquema de furto e abate ilegal de gado na Bahia

Cosme Câmara é apontado como uma das principais lideranças de uma quadrilha com atuação no sul do estado, especialmente na cidade de Ilhéus. 

Líder de facção baiana, '7 de Espadas' do Baralho do Crime, é preso na Bolívia.Foto: SSP-BA

A prisão ocorreu na cidade de Santa Cruz de la Sierra, após uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, da Polícia Federal e da Interpol.

Contra Cosme Câmara, havia dois mandados de prisão em aberto. Ele é investigado por envolvimento em crimes como tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubos e corrupção de menores.

Baralho do Crime atualizado: confira os criminosos mais procurados da Bahia

+Mãe é presa após incendiar casa da própria filha no sul da Bahia

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

A lista com os criminosos mais procurados da Bahia foi atualizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Os nomes fazem parte das cartas do chamado do Baralho do Crime. O objetivo do mecanismo é ajudar na prisão de foragidos considerados de alta periculosidade no estado.

+Quem são os oito suspeitos mortos após morte de PM no Nordeste de Amaralina

O Baralho do Crime tem uma organização bem estruturada: os mais perigosos são organizados nas cartas de maior valor, a exemplo das de Ás, Rei, Dama e Valete, em diferentes naipes.

Neste cenário, a atualização da SSP-BA traz como Ás de Copas o Sidmar Soares dos Santos, o 'Bolota', um criminoso natural de Itabuna, no sul baiano. Ele responde por tráfico de drogas, porte de armas e mortes que ocorreram em diferentes regiões do estado. Bolota ocupa posição de liderança no Comando Vermelho (CV). 

Já o Ás de Espadas do Baralho do Crime é o Márcio dos Passos de Jesus, o 'Galinha Preta'. Ele atua em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Galinha Preta também responde por crimes que o colocaram em posição de alta periculosidade, sendo responsável por execuções ocorridas na chamada 'guerra do tráfico'.

Criminosos mais procurados da Bahia. Foto: SSP-BA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.