Líder de facção baiana, '7 de Espadas' do Baralho do Crime, é preso na Bolívia
Líder da facção baiana atuava no sul do estado, com forte influência na cidade de Ilhéus
O líder de uma facção baiana, foi preso nesta quarta-feira (4) na Bolívia. Cosme Câmara de Oliveira Filho, conhecido como “Pilão” ou “7 de Espadas”, do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), pelos crimes de homicídio qualificado.
+Seis pessoas são presas em esquema de furto e abate ilegal de gado na Bahia
Cosme Câmara é apontado como uma das principais lideranças de uma quadrilha com atuação no sul do estado, especialmente na cidade de Ilhéus.

A prisão ocorreu na cidade de Santa Cruz de la Sierra, após uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, da Polícia Federal e da Interpol.
Contra Cosme Câmara, havia dois mandados de prisão em aberto. Ele é investigado por envolvimento em crimes como tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubos e corrupção de menores.
Baralho do Crime atualizado: confira os criminosos mais procurados da Bahia
+Mãe é presa após incendiar casa da própria filha no sul da Bahia
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
A lista com os criminosos mais procurados da Bahia foi atualizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Os nomes fazem parte das cartas do chamado do Baralho do Crime. O objetivo do mecanismo é ajudar na prisão de foragidos considerados de alta periculosidade no estado.
+Quem são os oito suspeitos mortos após morte de PM no Nordeste de Amaralina
O Baralho do Crime tem uma organização bem estruturada: os mais perigosos são organizados nas cartas de maior valor, a exemplo das de Ás, Rei, Dama e Valete, em diferentes naipes.
Neste cenário, a atualização da SSP-BA traz como Ás de Copas o Sidmar Soares dos Santos, o 'Bolota', um criminoso natural de Itabuna, no sul baiano. Ele responde por tráfico de drogas, porte de armas e mortes que ocorreram em diferentes regiões do estado. Bolota ocupa posição de liderança no Comando Vermelho (CV).
Já o Ás de Espadas do Baralho do Crime é o Márcio dos Passos de Jesus, o 'Galinha Preta'. Ele atua em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Galinha Preta também responde por crimes que o colocaram em posição de alta periculosidade, sendo responsável por execuções ocorridas na chamada 'guerra do tráfico'.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).