Jovem é rendido e morto por PMs; ação foi flagrada por câmera corporal
Jeferson de Souza, de 23 anos, foi rendido e morto por policiais militares no Viaduto 25 de Março, no Centro de São Paulo
Por Da Redação.
Jeferson de Souza, jovem de 23 anos em situação de rua, foi rendido e morto por policiais militares no Viaduto 25 de Março, no Centro de São Paulo. O caso ocorreu em 13 de junho, mas ganhou repercussão nas redes sociais na terça-feira (5), após a divulgação de imagens das câmeras corporais dos agentes envolvidos.
O vídeo, sem áudio, mostram Jeferson cercado por policiais, sem oferecer resistência. Antes dos disparos, o soldado Danilo Gehrinh, um dos envolvidos na abordagem, cobre propositalmente a câmera que usava no uniforme. Em seguida, o tenente Allan Wallace dos Santos Moreira aparece empunhando um fuzil e atira três vezes contra o jovem, que cai no chão. Os tiros atingiram a cabeça e o tórax da vítima.
Assista:
Jovem é rendido e morto por PMs; ação foi flagrada por câmera corporalhttps://t.co/TBVnNB1v1v pic.twitter.com/YHMqUZpBC7
— Aratu On (@aratuonline) August 6, 2025
Jeferson ainda foi socorrido com vida e levado à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial (Liberdade).
Ambos os policiais estão presos preventivamente desde o dia 22 de julho, por decisão da 4ª Vara do Júri, após denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP). Segundo o promotor Enzo de Almeida, os agentes agiram “por mero sadismo e de modo a revelar absoluto desprezo pelo ser humano”.
Na versão inicial apresentada pela Polícia Militar, os PMs alegaram que Jeferson havia reagido à abordagem e tentado desarmar um dos agentes, o que foi desmentido pelas imagens e por um dos próprios participantes da ação, conforme informações do Metrópoles.
Em nota, a Polícia Militar de São Paulo afirmou que “repudia veementemente” a conduta dos policiais e informou que o Comando Geral solicitou a prisão dos envolvidos assim que teve acesso às imagens. Ambos permanecem detidos no Presídio Militar Romão Gomes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).