Incêndio na Patagônia argentina já consumiu mais de 5 mil hectares

Incêndio na Patagônia argentina é equivalente a uma área de 7,7 mil campos de futebol

Por Anna Caroline Santiago.

Um incêndio florestal de grandes proporções na Patagônia argentina já devastou mais de 5.500 hectares até este domingo (11), área equivalente a cerca de 7,7 mil campos de futebol. O avanço das chamas forçou a evacuação preventiva de 3.000 turistas em Puerto Patriada e de 15 famílias na região de Epuyén, onde ao menos 10 casas foram reduzidas a cinzas.

Incêndio na Patagônia argentina já consumiu mais de 5 mil hectares.Foto: Reprodução

Atualmente, a força-tarefa conta com quase 500 profissionais, entre bombeiros, equipes de resgate e forças de segurança. Devido à gravidade da situação, o governo aguarda o reforço de aeronaves e brigadistas vindos da província de Córdoba e do Chile ainda este fim de semana.

"As próximas 48 horas serão vitais. Os trabalhos continuarão nos setores mais críticos, com o reforço de aceiros, resfriamento de focos quentes e abertura de estradas", afirmou o governador da província, Ignacio Torres, via redes sociais.

Crise Climática

O desastre ocorre apenas um ano após a região registrar os piores incêndios em três décadas. A recorrência desses eventos extremos tem colocado os sistemas de resposta sob pressão constante. Em Epuyén, vilarejo de 2.000 habitantes cercado por florestas nativas e lagos glaciais, o cenário é de alerta máximo enquanto o fogo consome a vegetação nativa e ameaça o perímetro urbano.

Força-tarefa conta com quase 500 profissionais, entre bombeiros, equipes de resgate e forças de segurança.Foto: Reprodução / X

Relembre outros casos

Em 2024, fogo que atinge o Brasil e, principalmente, a Amazônia, consumiu, só em agosto, 5 milhões de hectares da floresta, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ).

Esse dado representa quase 80% a mais se comparado com a média histórica para área afetada pelo fogo no mês, que é de 1,4 milhões de hectares. Desde o início do ano, na Amazônia, foram queimados mais de 4 milhões de hectares.

Os níveis dos rios na região já antecipam um quadro de seca extrema, que poderá se agravar ainda mais no mês de setembro, com a chegada do período mais crítico de estiagem.

Satélite da Nasa a 1,5 milhão de quilômetros da Terra registra fumaça sobre o Brasil

Imagens captadas pelo satélite americano DSCOVR e divulgadas pela Nasa mostram a fumaça das queimadas sobre o Brasil e outros países sul-americanos. o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que 60% do território brasileiro estava coberto por uma camada de fumaça gerada pelas queimadas.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.