Incêndio na COP30 teria sido causado por carregador de celular
Incêndio na COP30 levou à evacuação de todas as áreas do evento, incluindo os espaços da presidência e as salas de conferência
O incêndio na COP30, em Belém, no Pará, pode ter sido provocado por um celular que estava carregando em um dos pavilhões atingidos pelas chamas, nesta quinta-feira (20). Inicialmente, o governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que a investigação considerava duas possibilidades para a origem do incêndio: falha em um gerador ou curto-circuito em um dos estandes atingidos.

Os primeiros relatos do incidente surgiram pouco após as 14h. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o fogo foi controlado e não houve registro de feridos.
Novas informações sobre o incêndio apontam que o fogo pode ter sido causado por um celular que estava conectado à tomada no local. A informação é do jornalista Erlan Bastos.
O Aratu On teve acesso a imagens do ponto onde o carregador estava instalado e que, segundo as apurações, teria dado início ao incêndio.

Todas as áreas do evento foram evacuadas, incluindo os espaços da presidência e as salas de conferência. As pessoas que estavam na chamada Zona Azul receberam ordem da segurança para deixar o local, o que resultou na paralisação das atividades da COP30.
As equipes de segurança atuaram prontamente, segundo o governo federal. Em nota, o Palácio do Planalto informou que a situação está sob controle e que a área segue sendo monitorada. “A organização da COP30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos”, diz o comunicado.
A Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela coordenação da Conferência, comunicou que aguarda o laudo e a liberação formal do Corpo de Bombeiros para que as atividades no local possam ser retomadas com segurança. A objetividade é mantida no acompanhamento da situação, sem detalhes imediatos sobre o prejuízo material ou o impacto no cronograma da Conferência.
Tudo de ruim acontece nessa COP30, como pode uma cúpula do clima ser tão amaldiçoada.
— Brino 💤 (@brinozo) November 20, 2025
pic.twitter.com/ESrZETYVyH
Criança de 3 anos morre em incêndio na Bahia
Uma criança de 3 anos morreu carbonizada na madrugada desta quinta-feira (20) após um incêndio atingir o Boteco do França, localizado na Praça da Música, em Praia do Forte, na Bahia, e chegar ao primeiro andar do apartamento em que a família da menina morava. A vítima foi identificada como M. J. A. R.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).