Imigrante brasileira é detida em presídio masculino nos EUA

Alice Barbosa é uma mulher trans e imigrante brasileira. Segundo amigas, ela está detida em um presídio masculino em outro estado dos EUA

Por Júlia Naomi.

Uma imigrante brasileira foi presa por agentes da imigração dos Estados Unidos (EUA) na tarde de sábado (23), em uma cidade próxima a Washington, no estado de Maryland. Alice Barbosa tem 28 anos e de acordo com duas amigas, está detida em um presídio masculino no estado da Virgínia.

Pessoas próximas temem que imigrante brasileira detida em presídio masculino nos EUA seja colocada em cela compartilhada com detentos homens.. Foto: Reprodução

Alice é uma mulher transgênero, mora nos EUA há pelo menos 5 anos e, de acordo com uma pessoa próxima, aguarda o desfecho de um pedido de asilo. Suas amigas informam que, até o momento, ela está isolada dos demais detentos.

Ela tinha acabado de entrar no carro de uma amiga para lanchar, junto a uma outra colega, quando segundo veículo impediu a saída do automóvel. De acordo com o relato da condutora, três homens mascarados ordenaram que elas descessem do carro. Ela afirma que pensou estar sendo assaltada e trancou as portas do carro. Depois, ela abaixou o vidro parcialmente e agente da imigração forçou a abertura total. 

Agente da imigração dos EUA agarra pescoço de Alice Barbosa  para retirá-la de carro. Foto: Reprodução

Um  vídeo mostra o momento em um agente algema Alice pela janela do carro, enquanto ela questiona o motivo de estar sendo presa. Em seguida, ele abre a porta, desata o cinto de segurança e a puxa para fora do veículo, agarrando-a pelo pescoço. O policial afirma que Alice havia ultrapassado a data de retorno estabelecida em seu visto. Detalhes do caso e o status migratório da brasileira ainda são desconhecidos.

+ Trump envia militares para a fronteira com o México e aprova lei de detenção de imigrantes

+ Trump declara emergência na capital dos EUA e quer expulsar moradores de rua

Um dos agentes também afirma que a brasileira já foi presa outras vezes, em 2019. De acordo com uma amiga, a acusação se refere a uma ocasião em que ela foi abordada por posse de maconha no Texas.

A gravação também mostram os agentes imigratórios se referindo a Alice com o gênero masculino e sendo corrigidos por uma das amigas. Pessoas próximas temem que ela seja levada para uma cela compartilhada com detentos homens.

Amiga de imigrante brasileira detida em presídio masculino aciona Consulado Brasileiro nos EUA

Uma outra amiga de Alice entrou em contato com a mãe dela, que está no Brasil, e também buscou acionar o consulado brasileiro nos EUA. No entanto, um representante informou que só poderia atuar a partir de segunda-feira (25) e que existe uma longa lista de brasileiros presos à espera de assistência do governo.

 "Estamos buscando mais informações sobre a prisão e o motivo de justamente ela ter sido o alvo", disse a advogada de Alice à Folha de S. Paulo, que obteve as informações da reportagem.

Em sua primeira entrevista como presidente eleito dos EUA em 2024, Donald Trump, prometeu realizar a uma deportação em massa.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.