Homem é preso suspeito de estupro contra ex-companheira e filha
Estupro contra ex-companheira e filha aconteceu no dia 14 de setembro no município de São Desidério
Por Ananda Costa.
Um homem de 34 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso nesta quarta-feira (24) suspeito de estupro contra ex-companheira, de 39 anos, e filha, de 17, no município de São Desidério, no oeste da Bahia. O crime ocorreu no dia 14 de setembro.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito invadiu a residência das vítimas armado, após arrombar a porta. Durante a ação, além de cometer o abuso sexual, teria ameaçado as vítimas de morte e efetuado disparos dentro do imóvel para intimidá-las.
Prisão do suspeito de estupro contra ex-companheira e filha
Após denúncias do crime, as investigações foram iniciadas e o suspeito foi localizado em um povoado, na casa dos pais, e conduzido à Delegacia Territorial de São Desidério, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
As vítimas receberam atendimento médico e passarão por acompanhamento psicossocial. A ação foi realizada pela Delegacia Territorial de São Desidério, com apoio da 11ª Coordenação de Polícia do Interior (11ª Coorpin/Barreiras).
Outros casos
Luís Eduardo Magalhães
Já em Luís Eduardo Magalhães, também no oeste da Bahia, um pai também foi preso após mãe da vítima achar vídeos de estupro no celular da filha.
Ele é suspeito de abusar da própria filha, de 10 anos. A prisão foi realizada por policiais do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (NEAM) no bairro Jardim das Acácias. Diante do fato, a autoridade policial representou ao poder judiciário o pedido de preventiva e ele foi decretado.
O caso foi descoberto pela mãe da criança, de 25 anos, após ela encontrar fotos e vídeos do ato sexual no celular da menina. A vítima confirmou para a mãe que o pai era o autor dos abusos, que teriam ocorrido em pelo menos três ocasiões, quando ela ia ficar com o genitor.
Rafael Jambeiro
Um homem de 34 anos foi preso pela Polícia Civil da Bahia, no município de Rafael Jambeiro, centro-norte do estado, suspeito de abuso sexual contra uma criança de 10 anos.
Para apurar o caso, os policiais cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pelo Plantão Judiciário, referentes ao crime. Durante a ação, uma espingarda foi encontrada na residência do suspeito, sem registro ou autorização legal. Pela posse irregular da arma, ele também foi autuado em flagrante.
Itamaraju
Um homem de 41 anos foi preso preventivamente sob a acusação de estupro de vulnerável contra a própria filha, crime que resultou em duas gestações da adolescente, hoje com 16 anos.
A paternidade das crianças, de três e um ano de idade, foi confirmada por exame de DNA que identificou o pai como autor dos abusos sistemáticos que duraram oito anos.
A prisão foi realizada pela Delegacia Territorial de Itamaraju após investigações que comprovaram os crimes contra a adolescente, iniciados quando a vítima tinha apenas 8 anos de idade. O agressor foi localizado na residência onde morava com a jovem no bairro Várzea Alegre.
Bahia está entre estados com mais denúncias de estupro a crianças
O Brasil vive um cenário alarmante de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o país registrou 83.988 casos de estupro em 2023 — um aumento de 91,5% em relação a 2011. A cada hora, sete crianças ou adolescentes são vítimas desse crime. Do total de ocorrências, 76% envolvem vítimas consideradas vulneráveis, ou seja, menores de 18 anos.
Grande parte dos casos ocorre no ambiente doméstico. Os dados apontam que 61,7% dos estupros contra crianças e adolescentes são cometidos por familiares ou pessoas próximas, o que dificulta a identificação e a denúncia.
Na Bahia, os números também preocupam. De acordo com dados do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, em 2024 foram registradas 33.761 denúncias de violações de direitos humanos no estado. Destas, 13.740 envolvem vítimas infantojuvenis, incluindo casos de violência sexual. Em 2025, até o dia 5 de maio, foram contabilizadas 568 denúncias de estupro de vulnerável na Bahia, o quinto maior volume entre os estados brasileiros.
No mesmo período, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) ofereceu 1.764 denúncias de estupro de vulnerável à Justiça. Já o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) registrou 2.907 procedimentos voltados à proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual em 2024.
LEIA MAIS: Casos de feminicídio e estupro de mulheres atingem recorde em 2024
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).