Homem é morto com 20 facadas após ser confundido com criminoso na Bahia
Homem morto com 20 facadas tinha transtorno mental desde a infância; suspeitos confessaram o crime
Gilson dos Santos Damasceno, de 41 anos, um homem com deficiência intelectual, foi morto com 20 facadas após ser confundido com integrante de uma facção criminosa rival, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. O crime aconteceu na última segunda-feira (3), e os dois suspeitos de envolvimento foram presos na quarta-feira (5), após confessarem o crime.

Segundo a Polícia Civil, Gilson havia saído de casa, no bairro Queimadinha, para participar de um culto religioso com a família. No caminho de volta, acabou se perdendo e foi abordado por criminosos na região da Expansão Feira IX.
Segundo o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios (DH), os dois autores do crime, já identificados e presos preventivamente, fazem parte de uma organização criminosa que atua na localidade.
Cercados pela polícia, os suspeitos se apresentaram espontaneamente com um advogado e confessaram o crime, alegando que estavam sob efeito de álcool.

Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).