Guarda Civil inicia devolução de documentos perdidos no Carnaval

Retirada dos documentos perdidos no Carnaval de Salvador pode ser feita até 31 de março na sede da Guarda Civil Municipal

Por Laraelen Oliveira.

A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) iniciou a devolução dos documentos perdidos durante o Carnaval de Salvador. A retirada pode ser feita até o dia 31 de março, na sede do órgão, localizada na Avenida General San Martin. O atendimento para restituição dos itens encontrados nos circuitos da festa começou nesta quinta-feira (19).

+Motorista perde controle de caminhão e colide contra igreja no Pelourinho

Atualmente, 246 documentos estão disponíveis para devolução, entre carteiras de identidade e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Ao longo do Carnaval de 2025, foram recolhidos 881 itens de identificação pessoal pela GCM, por outros órgãos de segurança e também por cidadãos que entregaram os documentos em postos como as prefeituras-bairro.

Além da devolução presencial, a Guarda Civil Municipal também orienta que documentos não retirados dentro do prazo podem ser encaminhados posteriormente aos órgãos emissores/Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A iniciativa de recolhimento e devolução de documentos após grandes eventos é realizada pela Guarda desde 2017. Segundo James Azevedo, coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM, a ação busca minimizar os transtornos para quem participou da folia. Ele destaca que é comum que foliões ou trabalhadores encontrem documentos nas ruas e os entreguem a viaturas ou guarnições da Guarda, reforçando a relação de confiança entre a população e a instituição.

Como recuperar o documento

Para verificar se o documento foi localizado, o cidadão deve acessar o site oficial da Guarda Municipal (guardamunicipal.salvador.ba.gov.br) e consultar a lista de itens disponíveis.

Caso o nome conste na relação, é necessário comparecer à sede da GCM, na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, portando boletim de ocorrência. A retirada também pode ser feita por parentes de primeiro grau, como pais, filhos ou irmãos.

Durante o Carnaval, milhões de pessoas circulam pelos circuitos oficiais da festa, o que aumenta significativamente o volume de ocorrências relacionadas à perda de documentos pessoais/Foto: Fernando Maia

+Homem é baleado ao tentar roubar arma de policial na Bahia

Se o documento não estiver listado, a orientação é providenciar a emissão da segunda via. Documentos encontrados após o Carnaval podem ser entregues a patrulhas da Guarda Civil Municipal ou diretamente na sede do órgão.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Confira 11 redes de apoio a mulheres vítimas de violência na Bahia

Mulheres em situação de violência doméstica e familiar na Bahia têm à disposição uma rede de atendimento gratuito que oferece suporte jurídico, psicológico e social. Os serviços estão disponíveis tanto em Salvador quanto em diversos municípios do interior do estado.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, entre janeiro e outubro de 2025 foram contabilizados 97 casos de feminicídio no estado. Mesmo com os esforços institucionais, a Bahia segue entre as unidades federativas com maior número de assassinatos de mulheres no país, o que reforça a importância da divulgação e fortalecimento dessas redes de apoio.

+VÍDEO: moradores flagram perseguição e troca de tiros no interior da Bahia

Receita abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda de fevereiro

A Receita Federal do Brasil disponibilizou a consulta ao lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) referente ao mês de fevereiro. Mais de 204 mil contribuintes que caíram na malha fina podem verificar se têm valores a receber.

Contribuintes também podem acompanhar a situação da restituição por meio do portal e-CAC, acessando com conta Gov.br nível prata ou ouro/Foto: Reprodução

A consulta pode ser realizada no site oficial do órgão ou pelo aplicativo da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Neste lote, serão pagos R$ 578 milhões em restituições, sendo R$ 337 milhões destinados a contribuintes com prioridade legal no recebimento.

CNU 2025: veja como consultar notas e classificação no site da FGV

Os resultados individuais do CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado) estarão disponíveis a partir das 16h desta sexta-feira (20) no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame.

Além disso, as listas de classificação final para vagas imediatas e a relação de candidatos que integram o cadastro de reserva já podem ser consultadas no Diário Oficial da União (DOU).

Na consulta individual, o candidato pode verificar o desempenho em todos os cargos para os quais se inscreveu, incluindo notas, classificação e situação em cada função. Já o DOU divulga as listas gerais por bloco e cargo ou especialidade, identificando os participantes apenas pelo número de inscrição, sem divulgação de nomes.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.