Garoto de programa é preso por golpes em app de relacionamento em Salvador
Garoto de programa tinha turistas que visitavam a capital baiana como principais alvos
Um garoto de programa de 21 anos, foi preso nesta quarta-feira (26), no bairro da Barra, em Salvador, suspeito de aplicar golpes em aplicativos de namoro, extorquir vítimas e cometer estupro. Segundo a Polícia Civil, os principais alvos eram turistas que visitavam a capital baiana.
De acordo com as investigações, o suspeito atraía as vítimas para encontros em residências ou motéis e, ao chegar ao local, se apresentava como garoto de programa. Em seguida, fazia ameaças para subtrair bens e valores em dinheiro.

Relatos apontam ainda que ele utilizava tesoura, faca e agressões físicas para intimidar os homens abordados. O investigado possui oito registros policiais relacionados ao mesmo modus operandi.
A prisão e as investigações são conduzidas pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). Após a detenção, o suspeito foi encaminhado à Polinter para cumprimento do mandado de prisão preventiva e permanece à disposição da Justiça.
A delegada Marcela Abreu, titular da Deltur, informou que as investigações continuam para reunir novos elementos, apurar a possível existência de uma rede criminosa e identificar outras vítimas. “Pedimos que pessoas que tenham passado por situações semelhantes denunciem, procurem uma unidade policial ou contribuam com informações pelo Disque Denúncia, 181. A participação da população é fundamental para coibir as práticas criminosas e responsabilizar os autores”, destacou.

'Do Job': de jargão publicitário a expressão popular entre garotas de programa
Na tradução livre, 'job' significa 'trabalho'. Mas quem são, de fato, as "meninas do job"? Essa expressão viralizou nas redes sociais e, dependendo do contexto, pode adquirir um significado bastante diferente.
Originalmente usada em agências de publicidade para se referir a um trabalho ou projeto, a expressão 'ser do job' passou a ser associada a acompanhantes de luxo ou garotas de programa.
Embora a atividade em questão não deixe de ser uma profissão, o termo ganhou força nas redes sociais, especialmente entre os MCs de funk e rap, que passaram a utilizar 'as meninas do job' para se referir a garotas de programa e acompanhantes.

Em Salvador, o termo se tornou ainda mais popular após o vazamento de um vídeo íntimo de uma influenciadora que, em defesa própria, afirmou que as imagens faziam parte do trabalho. "Eu ganho para isso, sou do job", declarou, gerando burburinho nas redes sociais e levantando a pergunta: “Quem são as meninas do job?”
Vídeo de casal transando em campo viraliza e mulher se pronuncia: 'Sou do job'
Vídeo de casal transando em campo viraliza e mulher se pronuncia: 'Sou do job'https://t.co/c06doqEfZD pic.twitter.com/oxOzkk7JXz
— Aratu On (@aratuonline) November 25, 2024
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).