Festa paredão na Ufba termina em confusão; veja vídeo

Festa paredão marcou recepção de calouros na sexta-feira na Faculdade de Comunicação da Ufba

Por Da redação.

Uma festa do tipo paredão na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), conhecida como Paredão da Facom, terminou em confusão na madrugada deste sábado (20), em Ondina, Salvador.

Foto: Redes sociais

O evento, realizado como recepção para caloros, aconteceu em frente ao departamento de Comunicação. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que um grupo se envolve em troca de agressões.

Assista: 

Segundo o cartão de divulgação da festa, o evento começou às 18h e se estendeu durante a madrugada. Por se tratar de uma instituição pública, o acesso à universidade, e consequentemente à festa, é gratuito até as 22h.

Ainda não há informações sobre feridos. A reportagem entrou em contato com a universidade para mais detalhes, mas não obteve retorno até o momento.

O paredão da facom aconteceu na sexta-feira. Foto: redes sociais

Violência em festas do tipo paredão

Entre janeiro e agosto de 2025, 31 pessoas foram baleadas em eventos em Salvador e região metropolitana, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. O número representa um aumento de 287,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados oito casos — seis mortes e dois feridos, sendo apenas uma morte em ação policial, ocorrida durante uma festa do tipo paredão.

Dos 31 baleados neste ano, nove morreram — alta de 50% — e 22 ficaram feridos, aumento de 1.000% em relação ao ano anterior. Seis vítimas ocorreram em ações policiais (três mortos e três feridos), um crescimento de 500% em comparação a 2024.

Os dados mostram que 55% dos baleados — 17 pessoas — foram atingidos em festas paredão, incluindo cinco em operações policiais. “Cinco das seis pessoas baleadas pela polícia em eventos neste período foram atingidas em festas paredão”, observa o levantamento, indicando que, historicamente, esse tipo de evento tem sido alvo de criminalização.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.