Especialista em segurança aponta problemas em ressocialização de presos
O especialista em segurança aponta que a presença de facções criminosas nos presídios e a participação de agentes públicos corrompidas dificulta a ressocialização
Por Lucas Pereira.
Entrevista do programa Linha de Frente, da Rádio Antena 1 Salvador, o especialista em segurança pública, Misael França, apontou problemas no processo de ressocialização de presos no sistema prisional brasileiro, nesta terça-feira (29).
De acordo com o especialista, que é doutor em Direito, o domínio das facções criminosas dentro dos presídios e até a participação de agentes públicos em delitos, dificulta a ressocialização de presos.
“Hoje, nós temos, lamentavelmente, o Sistema Prisional Brasileiro tomado, dominado, por facções criminosas que acabam atuando de dentro para fora, ordenando a prática delitiva a partir dos presídios. E isso com a participação de agentes públicos, que estão ali cooptados no contexto de corrupção”.
Ainda segundo Misael, a “ressocialização é um direito da pessoa condenada” e é preciso "desmistificar de que alguém que sofreu uma pena é uma 'não-pessoa'" e que ela voltará ao convívio social, em algum momento. Nesse seara, há um plano nacional, o “Pena Justa”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca “tentar humanizar as condições de cumprimento da pena, justamente para efetivar aquilo que havia sido esquecido, que é a sua dimensão de ressocialização”.
Também durante a entrevista com o jornalista Pablo Reis, o especialista pontuou algumas ações que adotaria caso fosse secretário da Segurança Pública na Bahia:
-
“Eu atuaria na prevenção a partir da tecnologia, da inteligência policial. E quando eu falo de inteligência policial, eu vou além da utilização de táticas modernas de investigação, não letais, mas também por uma melhor condição de trabalho para os propósitos da segurança pública. No aspecto emocional, na questão social, de aporte financeiro. Me parece que tudo está na órbita de inteligência para uma efetivação de uma segurança pública, de fato, justa e cidadã”.
O episódio completo do Linha de Frente com Misael França está disponível no Youtube.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).