Dois homens são presos em operação contra esquema milionário na Bahia
Esquema milionário na Bahia envolve rede criminosa que causou prejuízo superior a R$ 1 milhão à Caixa e outras instituições financeiras
Por Ananda Costa.
A Operação Segunda Camada levou à prisão preventiva de dois homens na manhã desta quarta-feira (7), em Feira de Santana. A ação é mais uma etapa do combate a um esquema milionário na Bahia que causou prejuízo milionário à Caixa Econômica Federal e a outros bancos.
Conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Gaeco, em conjunto com a Polícia Federal, a operação também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, determinou o bloqueio de contas bancárias e afastou do cargo um gerente de banco investigado por envolvimento direto no esquema.
A investigação é um desdobramento da Operação Fake Front, deflagrada em maio, que identificou o uso de documentos falsos para abrir contas bancárias e obter empréstimos fraudulentos em agências da Caixa em Feira de Santana e Brasília. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1 milhão.
Nesta nova fase, os investigadores identificaram uma segunda camada da organização criminosa, que operava nos bastidores cooptando funcionários de bancos e fornecendo dados sigilosos para facilitar as fraudes. Os presos devem responder por estelionato e associação criminosa.
+ Pistola e munições são apreendidas durante Operação Móbile 360°
+ Operação combate tráfico de drogas e homicídios em Xique-Xique
LEIA MAIS: EJA: Estudante baiano constrói trator com materiais reaproveitáveis
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).