EJA: Estudante baiano constrói trator com materiais reaproveitáveis
Com aptidão que vem desde a infância para a área da Mecânica, estudante da EJA de Ribeira do Pombal constrói trator com materiais reaproveitados
Por Rosana Bomfim.
Henrique Ferreira dos Santos, 19 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Sílvia Ferreira Brito, em Ribeira do Pombal, desenvolveu um trator com materiais reaproveitados, incluindo um motor de motocicleta.
O protótipo, que pode ser utilizado em pequenos trabalhos agrícolas ou no transporte de cargas leves, será apresentado no dia 14 de agosto, às 8h, durante a 13ª Feira de Ciências, que acontece na unidade escolar, com o tema "Futuro sustentável: a Ciência como ferramenta de transformação”.
Segundo Henrique, a construção do trator é a realização de um sonho de criança e foi construído com base na sua observação e pesquisas. “Eu desmontava e remontava os meus carros de brinquedo, pois sempre tive a curiosidade de saber o funcionamento das coisas.
Cheguei até a fazer um curso básico de mecânica automotiva, mas todo o conhecimento venho adquirindo ao longo dos anos”, revelou o estudante.
Para a construção do trator foram utilizados materiais e peças reaproveitadas de outros veículos e máquinas, de um Chevette usado, fibra de vidro, tanque de motor de máquina de casa de farinha, fios elétricos e pneus de máquina agrícola e de carro, entre outras peças. A estrutura foi montada com ferro e o assento foi reaproveitado de um trator velho.
Esta não é a sua primeira invenção. Em 2024, quando estudava em outra escola estadual, Henrique desenvolveu carros de controle remoto feitos com materiais recicláveis. Além disso, ele ficou em segundo lugar na mostra escolar do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), com a produção de um quadro com componentes eletrônicos.
+ Moradores de Castelo Branco recebem nova escola municipal nesta quinta
Perspectiva para o futuro
O estudante afirmou que o seu interesse na área da Mecânica o fez ter mais rendimento na escola. “Eu passei a buscar mais conhecimento nas disciplinas como Matemática, Física e Química, pois possuem conteúdos importantes que poderão ser aplicados em outras invenções”.
Os seus planos não param por aí. “Já estou pensando em criar um minicaminhão. Para além disso, quero concluir os meus estudos, me aprimorar mais e fazer faculdade de Engenharia Mecânica e Automotiva, pois gosto muito desta área”.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).