Detento é morto horas antes de retornar à penitenciária em Feira de Santana
Detento estava em saída temporária há uma semana e deveria voltar à penitenciária durante na noite de segunda-feira
O detento Normewal Igor Ataíde Sampaio, de 35 anos, foi morto a tiros na segunda-feira (8), poucas horas antes de retornar ao Conjunto Penal de Feira de Santana, no interior da Bahia. Ele estava em saída temporária há uma semana e deveria voltar à penitenciária durante a noite.

Segundo a Polícia Civil, Normewal havia acabado de sair de um restaurante na companhia de duas mulheres quando foi surpreendido por um homem ainda não identificado, que efetuou os disparos.
Durante buscas na residência da vítima, policiais encontraram e apreenderam uma mochila com drogas e duas balanças de precisão. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Normewal cumpria pena por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, e estava preso desde 2018.
As guias para perícia e remoção foram expedidas, e diligências seguem em andamento para identificar a autoria e a motivação do crime.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).