Corpo atribuído à Japinha do CV era de um baiano, diz polícia

Conhecida como “musa do crime”, Japinha do CV era apontada como pessoa de confiança de líderes da facção

Por Anna Caroline Santiago.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou, nesta terça-feira (4), que nenhum corpo feminino foi encontrado após a megaoperação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, no último dia 28. O corpo que vinha sendo apontado como o da “Japinha do Comando Vermelho (CV)”, também conhecida como “Penélope”, pertence, na verdade, a um homem baiano.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o corpo em questão é de Ricardo Aquino dos Santos, de 22 anos, natural da Bahia. Contra ele, havia dois mandados de prisão ativos e registros de antecedentes criminais no estado.

Corpo atribuído à Japinha do CV era de um baiano, diz polícia.Foto: Reprodução

Conhecida como “musa do crime”, a jovem era tida como pessoa de confiança de lideranças da facção. A suposta morte da Japinha ganhou repercussão nas redes sociais após a circulação de imagens que mostravam um corpo com colete tático e roupa camuflada, atingido por disparos de fuzil no rosto.

Também identificada como Maria Eduarda em perfis nas redes sociais, se tornou personagem central nas reportagens sobre a ação, tida como uma das principais integrantes da linha de frente do CV.

Na manhã do dia do confronto, por volta das 9h, supostas mensagens atribuídas a ela foram divulgadas. A jovem fez uma chamada de vídeo de aproximadamente três minutos com a amiga. Durante a conversa, ela afirmou que deixaria o local.

“Oi, não vamos ficar aqui, não. Eles estão em cima de nós. A bala está comendo. Helicóptero tá rodando”, disse. A amiga respondeu: “Fica onde você tá, para de maluquice”. Preocupada, continuou perguntando sobre a segurança da jovem, mas não recebeu mais respostas.

Japinha trocou mensagens com amiga antes de morrer. Foto: Reprodução

A amiga respondeu pedindo que ela permanecesse onde estava e evitasse riscos, mas não obteve mais respostas.

No domingo (2), um perfil com mais de 450 mil seguidores, apontado como “oficial” de Penélope, publicou vídeos em que a jovem aparece viva, criticando internautas que estariam criando contas falsas em seu nome. Nos vídeos, ela também faz divulgação de apostas online.

Apesar disso, a autenticidade do perfil ainda não foi confirmada. Autoridades e plataformas seguem investigando a proliferação de contas falsas associadas à suposta traficante.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.