Carnaval 2026 terá reforço na segurança com uso de drones e inovação
Com drones e patrulha inclusiva, segurança do Carnaval 2026 é novidade nos festejos de Salvador
Por, Dinaldo dos Santos e Rosana Bomfim.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, apresentou, na manhã desta sexta-feira (06), o esquema especial de segurança para o Carnaval 2026 em 112 cidades baianas. Entre as novidades do reforço da segurança, estão o uso de drones e auxílio da Patrulha Inclusiva da Polícia Militar para PCDs (Pessoas com Deficiência).
As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada no Auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
+ Segurança do Carnaval da Bahia é referência para outros estados, diz coronel da PM

De acordo com o secretário, a operação contará com mais de 37 mil profissionais da Segurança Pública em todo o estado. O uso de tecnologia seguirá como um dos principais pilares da ação, com cerca de 5 mil câmeras de monitoramento distribuídas em mais de 50 cidades que realizam a festa.
Novidades para o Carnaval 2026
Outra inovação será a atuação de uma Patrulha Inclusiva da Polícia Militar. Em parceria com a rede de apoio a pessoas com deficiência, os policiais irão acompanhar o público até os espaços destinados a esse grupo, especialmente nos circuitos do Campo Grande e da Barra.
Entre as novidades anunciadas está o uso ampliado de drones. Mais de 60 equipamentos serão empregados na operação, alguns deles com câmeras de reconhecimento facial e câmeras termais.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
As imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando, permitindo resposta imediata às ocorrências.

Segurança e monitoramento durante a folia
Em Salvador, serão utilizadas aproximadamente 2.500 câmeras ao longo dos circuitos oficiais, sendo metade delas equipadas com tecnologia de reconhecimento facial. Também haverá reforço nos acessos, com a ampliação do número de portais de abordagem — ao todo, 53 portais estarão em funcionamento durante o Carnaval deste ano.
Segundo Werner, toda a operação será orientada por inteligência e monitoramento contínuo. O Centro Integrado de Inteligência funcionará 24 horas por dia, com a participação de 49 órgãos municipais, estaduais e federais, garantindo respostas mais rápidas e eficazes a ocorrências que envolvam não apenas a Segurança Pública, mas também concessionárias e outros serviços essenciais.
Sobre o reforço nos bairros Werner fala: "Teremos um planejamento específico para a operação dos carnavais de bairro, com a utilização de plataformas elevadas de observação. Essas unidades móveis contam com câmeras e funcionam como um cerco integrado e móvel de comando e controle, permitindo o monitoramento de tudo o que acontece no local."
"As plataformas possibilitam a interação em tempo real com o reforço do policiamento militar e civil que atuará nessas regiões. Todo o planejamento foi elaborado para garantir a realização segura do Carnaval de Salvador e dos carnavais de bairro no interior do estado, dentro do policiamento ordinário", conclui o secretário.
LEIA MAIS: Confira mudanças nas linhas de ônibus para o Carnaval de Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).