Braço direito de chefe do CV no Rio é preso em Salvador

Braço direito de chefe do CV atuava no tráfico de drogas do bairro de Águas Claras, em Salvador

Por Anna Caroline Santiago.

Um homem apontado como uma das principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no bairro de Águas Claras, em Salvador, foi preso nesta terça-feira (10). Conhecido pelo apelido de “Benção”, ele seria apontado como braço direito de chefe do CV no Rio de Janeiro. 

De acordo com o coronel da Polícia Militar Ricardo Santana, que acompanhou a ação policial, o suspeito é investigado por envolvimento em diversos homicídios. O suspeito também teria forte vínculo com o líder da facção, conhecido como “Baleado”, responsável por comandar as ações do grupo criminoso a partir do Rio de Janeiro.

Braço direito de chefe do CV no Rio é preso em Salvador.Foto: reprodução / TV Aratu

Durante a abordagem, o homem teria tentado subornar policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) para evitar ser conduzido à delegacia. O suspeito foi encaminhado para a unidade policial e permanece à disposição da Justiça.

Facções criminosas e o poder de Estado

O professor Luciano Pontes, especialista em Direito Penal e Segurança Pública, destaca que essa expansão das facções nacionais ocorre num cenário marcado pela ausência do Estado em áreas periféricas:

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

“Salvador apresenta bairros periféricos grandes, em relevos acidentados, com população carente em extrema pobreza. O crime organizado adentra e acaba fazendo o papel do Estado, ordenando o território e impondo suas próprias leis, contrariando o Estado democrático de direito.”

Pontes ainda menciona como os criminosos já se organizam como Estado, a exemplo do “Tribunal do Crime”, onde os próprios aliados fazem juízo de valor das ações dos integrantes. 

Antes da chegada do Comando Vermelho, a facção Comando da Paz, criada em 2007 no Presídio Salvador, tornou-se, em meados de 2020, uma célula do CV, segunda maior organização criminosa do país, que surgiu na década de 1970 no Rio de Janeiro.

Facções criminosas em Salvador: ascensão do crime organizado na capital. Foto: Reprodução

Leia mais: Jovem morre após confundir dor de cabeça forte com ressaca; entenda

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.