Bombeiros resgatam pai e filho após queda em poço de 10 metros na Bahia

Pai e filho foram resgatados por bombeiros na quarta-feira (18), na Bahia

Por Juana Castro.

Um homem e uma criança, pai e filho, respectivamente, foram resgatados por bombeiros de um poço de 10 metros de profundidade, na Bahia. A situação ocorreu na tarde de quarta-feira (18), em uma fazenda na zona rural de São Gonçalo do Campos.

Equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) atuaram no resgate. Segundo informações repassadas no chamado, a criança caiu no interior do poço, que continha água, era escuro e de difícil acesso. Ao perceber a situação, o pai entrou no poço na tentativa de salvar o filho, mas ambos ficaram impossibilitados de sair sem apoio especializado.

Imagens: Corpo de Bombeiros

Resgate com técnicas de salvamento vertical

Um dos militares desceu até o fundo do poço utilizando técnicas de salvamento vertical. A criança foi imobilizada e içada com segurança por meio de um sistema de cordas. Em seguida, o pai foi ancorado e retirado com o uso de sistema de vantagem mecânica, recurso que facilita a elevação de vítimas em profundidade.

Após o resgate, pai e filho receberam atendimento de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Estrutura utilizada na operação

Para a operação, os bombeiros montaram um sistema de salvamento em altura com tripé de resgate, equipamento utilizado para ancoragem segura sobre a abertura do poço. Também foram empregados cordas, mosquetões, freios e cadeirinha de salvamento.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

O tripé garante estabilidade e cria um ponto elevado de ancoragem, permitindo a descida controlada do bombeiro ao interior do espaço confinado e a retirada segura das vítimas.

Em tempo: gato preso em poço de 15 metros é resgatado em Bom Jesus da Lapa

Em junho de 2025, um gato ficou preso em um poço de 15 metros de profundidade, em Bom Jesus da Lapa, cidade que fica a 800 km de Salvador. O animal foi resgatado por bombeiros do 20º Batalhão após moradores entrarem em contato.

Bombeiros do 20º Batalhão usaram equipamentos de segurança para acessar o polo e resgatar o gato preso. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo a corporação, o animal caiu no poço na comunidade de Fechadinha e foi descoberto após populares passarem pelo local e ouvirem os miados.

Os bombeiros que atenderam à ocorrência utilizaram equipamentos próprios para o trabalho em espaço confinado e, após descer até o fundo do poço, realizaram o salvamento. O gato ficou sob os cuidados do tutor e não apresentava ferimentos aparentes.

O gato preso foi resgatado e devolvido ao tutor sem ferimentos aparentes. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.