Aurora, uma vira-lata caramelo, é vítima de bala perdida no Rio
Cachorros foram baleados em diferentes pontos do Rio neste fim de semana; dois deles não resistiram aos ferimentos
Por Da redação.
Fonte: Caroline Vale, com SBT Rio
Quatro cães foram baleados em diferentes regiões do Rio de Janeiro entre final de semana. Dois cachorros morreram após serem atingidos por tiros no Complexo do Alemão, na zona norte. Os outros dois animais, um pitbull e uma vira-lata caramelo, seguem em recuperação após serem feridos.

Desde setembro, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) já registrou 11 casos de animais baleados na capital. Segundo o órgão, todos os episódios são comunicados às autoridades policiais para investigação.
+Touro é abatido após atacar pedestres e policiais em Porto Alegre; vídeo
"É cada vez mais comum atendermos animais jurados de morte ou vítimas de bala perdida nas nossas unidades veterinárias da prefeitura do Rio de Janeiro. (...) Nem as pessoas, nem os nossos animais estão seguros no Rio de Janeiro”, disse o secretário.

Na manhã desse domingo (9), um pitbull baleado na pata direita foi socorrido por moradores, no Centro, e levado ao Hospital Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira. O animal recebeu os primeiros socorros, foi sedado e deve passar por cirurgia para retirada do projétil nesta segunda-feira. Quando se recuperar, será colocado para adoção.
+ Jiboia é encontrada no metrô de Salvador; animal foi resgatado por PMs
No sábado de manhã, em Irajá, também na zona norte, a cadelinha Aurora, uma vira-lata caramelo de um ano e sete meses, foi atingida por uma bala perdida enquanto estava no quintal de casa. Segundo o tutor, Júlio, o animal não costuma sair à rua.
+ Cachorros podem ficar 'viciados' em brinquedos, aponta pesquisa
“Foi bala perdida. Ela não sai de casa pra nada, porque é muito medrosa. Só vai no quintal pra fazer xixi e cocô. Não sei de onde veio essa bala, porque não moramos perto de nenhuma comunidade”, relatou. Aurora foi atendida no hospital municipal São Francisco de Assis e já recebeu alta.
Ainda no sábado, equipes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais resgataram Bob, um pitbull encontrado ferido em um valão no acesso ao Complexo do Alemão. O cão havia fugido de casa e se envolvido em uma briga com outro animal.
Segundo informações, para apartar a briga dos cães, pessoas da localidade atiraram e desferiram facadas em Bob. Na confusão, o outro cãozinho também teria sido atingido por um dos disparos e, como já estava machucado pelo ataque de Bob, não resistiu.
Luta de Bob pela vida
Bob foi levado para o abrigo da Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde passou por tratamento intensivo. Segundo o secretário Luiz Ramos Filho, o pitbull estava com um facão cravado nas costas e uma bala alojada.
“Ele chegou muito debilitado. (...) Infelizmente, Nem os animais escapam da violência no nosso Estado. É uma extrema crueldade o que fizeram com este animal e precisamos lembrar que maltratar animais é crime e da entre dois e cinco anos de cadeia”, lamentou.
No fim da tarde deste domingo, a Secretaria confirmou que Bob não resistiu aos ferimentos e morreu. “É mais um caso nas estatísticas dos animais que estão sofrendo com essa violência que o nosso município e que também está solando o nosso estado do Rio de Janeiro”, afirmou Luiz Ramos Filho.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).