Arena Fonte Nova amplia segurança e moderniza estrutura do estádio
Arena Fonte Nova passa por modernização com CCO, biometria facial e novo sistema de iluminação
Por Ananda Costa.
A Arena Fonte Nova, em Salvador, está passando por uma série de modernizações que incluem um novo centro de controle operacional, a implementação da biometria facial, novo sistema de iluminação em LED e troca do gramado em áreas específicas.
+ Jogo entre Bahia e Fortaleza tem transmissão da TV Aratu e do Aratu On
Como parte das novidades, o centro de controle operacional (CCO) foi realocado para um ponto mais central da Arena e ganhou espaço ampliado. O local agora faz o monitoramento por mais de 260 câmeras espalhadas pelo estádio.
Até o fim de 2025, esse número deve ultrapassar 300 dispositivos, incluindo nove supercâmeras instaladas nas arquibancadas. Segundo a administração do estádio, a Arena Fonte Nova é a única do país com cobertura integral em alta definição nos assentos. Um sistema de inteligência artificial também será integrado para identificação de pessoas e possíveis situações de risco.
Outro avanço foi a conclusão da implementação da biometria facial, que se tornou obrigatória em arenas com capacidade superior a 20 mil pessoas, conforme a nova Lei Geral do Esporte.
Com isso, a venda de ingressos físicos foi descontinuada. A compra agora é feita exclusivamente por meio do site ou aplicativo da Ingresse, e a entrada dos torcedores acontece mediante identificação facial. O cadastro pode ser realizado no site oficial da Arena Fonte Nova.
Estrutura da Arena Fonte Nova
A iluminação do campo também passará por renovação. Estão sendo instalados 400 projetores de LED de última geração, capazes de gerar efeitos coordenados de luz e som.
A automação do sistema permitirá criar experiências visuais sincronizadas com o telão e os alto-falantes do estádio. A promessa é oferecer mais emoção e impacto visual durante eventos e partidas.
Outra melhoria realizada foi a substituição do gramado em uma área específica do campo. Em parceria com o Esporte Clube Bahia, a grama da área norte foi trocada, cobrindo um total de 2.070 m².
O processo incluiu vistoria técnica, corte vertical, preparo do solo, plantio, semeadura de inverno e acabamento com areia.
LEIA MAIS: Torcedores do Bahia devem cadastrar a biometria facial para acessar Arena Fonte Nova
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).