Apontado como mandante da morte de empresário é preso no HGE
Mandante da morte do empresário Marcos Marinho estava internado após ter sido alvo de um atentado em Ibotirama, no oeste do estado
Oswaldo Benites Filho, apontado pela Polícia Civil como mandante da morte do empresário Marcos Edilho Pereira Marinho, foi preso na quarta-feira (19), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Marcos foi morto a tiros em 12 de maio de 2023, em um restaurante localizado na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana, no interior da Bahia.
O suspeito estava internado na unidade hospitalar após ter sido alvo de um ataque a tiros na cidade de Ibotirama, na região oeste do estado. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara do Júri de Feira de Santana.

Após a confirmação de que Benites Filho havia dado entrada no HGE baleado, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Salvador se deslocaram até o hospital e cumpriram o mandado de prisão no próprio leito onde ele estava internado.
Investigações
Segundo as investigações, Marcos Marinho foi atingido por disparos de arma de fogo efetuados por homens armados que estavam a bordo de um veículo. A Delegacia de Homicídios de Feira de Santana identificou Oswaldo Benites Filho como mandante do crime e também apontou a participação de outros dois envolvidos.
O investigado permanecerá sob custódia policial e, após receber alta médica, será encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis participantes no homicídio.
O caso
No dia 12 de maio de 2023, o empresário almoçava com a esposa em um restaurante da Avenida Fraga Maia. Após a refeição, a mulher seguiu para o estacionamento enquanto Marcos permaneceu em frente ao estabelecimento, aguardando-a. Nesse momento, homens se aproximaram em um carro e efetuaram diversos disparos contra a vítima.
A ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança do local. Apesar do restaurante estar movimentado, nenhuma outra pessoa ficou ferida.
Segundo a Polícia Federal, Marcos portava uma arma registrada em seu nome, que estava dentro da mochila no momento do crime. O caso também será apurado, já que ele possuía autorização apenas para manter o armamento em sua residência ou estabelecimento comercial.
Marcos Marinho

Proprietário da empresa de consultoria Start Holding, Marcos Marinho era bastante ativo nas redes sociais e chegou a alcançar 1 milhão de seguidores no Instagram. Pouco antes de ser assassinado, inclusive, ele publicou fotos do almoço e marcou o perfil do restaurante onde estava.
Segundo a Polícia Civil, o empresário também respondia a dois processos por estelionato em Minas Gerais e havia passado recentemente por um processo de separação.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).