Advogado é preso suspeito de liderar organização criminosa na Bahia

Advogado utilizava sua posição social e profissional para coordenar e direcionar as atividades ilícitas da organização

Por Anna Caroline Santiago.

Um advogado de 35 anos foi preso nesta quinta-feira (5) durante uma operação contra integrantes de uma organização criminosa no município de Utinga, na Chapada Diamantina, na Bahia. Na ação, outros dois suspeitos também foram detidos.

+ Dois homens são presos por torturar adolescentes e divulgar imagens na Bahia

As investigações tiveram início após indícios de ramificações do grupo criminoso com integrantes no estado de São Paulo. Segundo a polícia, os suspeitos exerciam influência no tráfico de drogas em Utinga e mantinham conexões com a comercialização de entorpecentes em Salvador.

Advogado é preso suspeito de liderar organização criminosa na Bahia.Foto: PCBA

O advogado preso, que já foi candidato a cargo eletivo no município, utilizava sua posição social e profissional para coordenar e direcionar as atividades ilícitas da organização, conforme apontam as investigações. Contra ele, foram cumpridos mandados relacionados a crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Durante o cumprimento das medidas judiciais em um imóvel ligado ao investigado, os policiais localizaram e destruíram uma plantação de maconha. No local, foram apreendidos 12 sacos da droga, além de sementes e mudas de maconha, porções de cocaína, uma pistola calibre 6.35, computadores, notebook, dinheiro em espécie, aparelhos celulares, balanças de precisão e materiais utilizados para embalar entorpecentes.

Outros dois investigados, de 43 e 40 anos, foram presos em Utinga em cumprimento a mandados judiciais. Durante as buscas, foram apreendidas munições, dispositivos eletrônicos e aparelhos celulares. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica.

+ Nordeste de Amaralina terá patrulhamento reforçado no Carnaval, diz SSP

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Ao todo, a operação teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As equipes seguem em diligências para localizar outros suspeitos e apreender armas e drogas relacionadas à atuação do grupo criminoso.

Advogada é presa suspeita de envolvimento com facção do Bonde do Maluco

Advogada presa suspeita de ligação com facção do Bonde Do Maluco. Foto: Redes sociais

Uma advogada, identificada como Poliane França Gomes, foi presa em novembro de 2025, no bairro de São Caetano, na Ladeira do Bambuí, em Salvador, suspeita de ligação com a facção criminosa Bonde do Maluco (BDM).

A prisão ocorreu durante a Operação Rainha Sul, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia contra lideranças e integrantes de uma organização criminosa ligada a facções do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O grupo, que atua no estado, é apontado como responsável pela distribuição de drogas, ataques armados contra rivais, lavagem de dinheiro e movimentação milionária de recursos.

De acordo com a PCBA, a advogada é identificada como a principal articuladora externa do líder máximo da facção, custodiado no Presídio de Serrinha. Ela foi localizada com aproximadamente R$ 190 mil em espécie.

A investigada, que manteve relacionamento íntimo com o chefe da organização, era responsável por transmitir ordens estratégicas, reorganizar territórios, articular cobranças e manter comunicação direta entre internos do presídio e lideranças externas.

Leia mais: Na palma da mão: Time do Bahia é licenciado no jogo EA FC Mobile

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.