Advogado é preso suspeito de liderar organização criminosa na Bahia
Advogado utilizava sua posição social e profissional para coordenar e direcionar as atividades ilícitas da organização
Um advogado de 35 anos foi preso nesta quinta-feira (5) durante uma operação contra integrantes de uma organização criminosa no município de Utinga, na Chapada Diamantina, na Bahia. Na ação, outros dois suspeitos também foram detidos.
+ Dois homens são presos por torturar adolescentes e divulgar imagens na Bahia
As investigações tiveram início após indícios de ramificações do grupo criminoso com integrantes no estado de São Paulo. Segundo a polícia, os suspeitos exerciam influência no tráfico de drogas em Utinga e mantinham conexões com a comercialização de entorpecentes em Salvador.

O advogado preso, que já foi candidato a cargo eletivo no município, utilizava sua posição social e profissional para coordenar e direcionar as atividades ilícitas da organização, conforme apontam as investigações. Contra ele, foram cumpridos mandados relacionados a crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Durante o cumprimento das medidas judiciais em um imóvel ligado ao investigado, os policiais localizaram e destruíram uma plantação de maconha. No local, foram apreendidos 12 sacos da droga, além de sementes e mudas de maconha, porções de cocaína, uma pistola calibre 6.35, computadores, notebook, dinheiro em espécie, aparelhos celulares, balanças de precisão e materiais utilizados para embalar entorpecentes.
Outros dois investigados, de 43 e 40 anos, foram presos em Utinga em cumprimento a mandados judiciais. Durante as buscas, foram apreendidas munições, dispositivos eletrônicos e aparelhos celulares. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica.
+ Nordeste de Amaralina terá patrulhamento reforçado no Carnaval, diz SSP
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Ao todo, a operação teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As equipes seguem em diligências para localizar outros suspeitos e apreender armas e drogas relacionadas à atuação do grupo criminoso.
Advogada é presa suspeita de envolvimento com facção do Bonde do Maluco

Uma advogada, identificada como Poliane França Gomes, foi presa em novembro de 2025, no bairro de São Caetano, na Ladeira do Bambuí, em Salvador, suspeita de ligação com a facção criminosa Bonde do Maluco (BDM).
A prisão ocorreu durante a Operação Rainha Sul, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia contra lideranças e integrantes de uma organização criminosa ligada a facções do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O grupo, que atua no estado, é apontado como responsável pela distribuição de drogas, ataques armados contra rivais, lavagem de dinheiro e movimentação milionária de recursos.
De acordo com a PCBA, a advogada é identificada como a principal articuladora externa do líder máximo da facção, custodiado no Presídio de Serrinha. Ela foi localizada com aproximadamente R$ 190 mil em espécie.
A investigada, que manteve relacionamento íntimo com o chefe da organização, era responsável por transmitir ordens estratégicas, reorganizar territórios, articular cobranças e manter comunicação direta entre internos do presídio e lideranças externas.
Leia mais: Na palma da mão: Time do Bahia é licenciado no jogo EA FC Mobile
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).