Adolescente é suspeito de matar o pai com machado e esconder o corpo na Bahia
Um adolescente de 16 anos é suspeito de matar o próprio pai na manhã de terça-feira (17), em Vitória da Conquista
Por Da redação.
Um adolescente de 16 anos é suspeito de matar o próprio pai na manhã de terça-feira (17), no povoado da Limeira, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Birandir Sousa de Andrade, de 46 anos.
A casa da vítima, segundo informações da Polícia Civil, foi invadida por volta das 5h. Birandir estava dormindo quando foi atingido por golpes de machado. A guarnição se deslocou até a residência do jovem, onde encontrou o filho do homem acompanhado de outros dois adolescentes.

Após o crime, o corpo foi transportado no carro da própria vítima e deixado na localidade de Formosa, na zona rural de Itambé, cidade vizinha. Segundo o relato do suspeito, com a ajuda de dois amigos, ele enrolou o corpo em uma lona preta e deixou em um boqueirão.
Além do adolescente de 16 anos, outros dois jovens, com idades entre 16 e 17 anos, são suspeitos de participação no crime. Os três foram apreendidos e devem responder por ato infracional análogo a homicídio e ocultação de cadáver.
A ocorrência foi atendida por uma equipe da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Violência na Bahia
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
O estudo aponta que, em 2024, foram registrados 6.036 homicídios na Bahia, em números absolutos, o que representa uma taxa de 40,6 casos a cada 100 mil habitantes. Mas, apesar da posição no ranking, a Bahia apresentou uma redução de 8,4% em relação ao anuário anterior, de 2023, quando a taxa de mortalidade era de 44,4 por 100 mil habitantes.
Ainda segundo o estudo, Salvador é a segunda capital brasileira com mais mortes violentas intencionais (MVI) a cada 100 mil habitantes. A capital baiana fica atrás apenas do Macapá, no Amapá.
De acordo com o documento, a taxa de mortes violentas intencionais em Salvador, no ano passado, foi de 61, enquanto em Macapá a taxa foi de 71. As MVI contemplam mortes de policiais civis e militares em situações de confronto, além de mortes decorrentes de intervenção policial (em serviço e fora de serviço).
Comparando com 2022, no entanto, Salvador apresentou redução no total de MVI - de 65,2 para 61,0, o que representa uma diminuição de 6,5%. A diferença é acima da média nacional (3,4%).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).