Veterinários pedem prioridade na vacinação contra Covid em Salvador e criticam ações estaduais; assista
Algumas cidades baianas, como Jequié, Itaberaba, Feira de Santana, Camaçari, Esplanada, Itapetinga e Vitória da Conquista já convocaram estes profissionais para a vacinação.
Médicos veterinários de Salvador reivindicam, nesta sexta-feira (2/4), a inserção no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19. Em frente ao hospital veterinário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), eles pedem agilidade no início da campanha de vacinação para a classe, na capital baiana.
Em entrevista à repórter Driele Veiga, durante o programa QVP, da TV Aratu, o veterinário Rodrigo Bittencourt afirmou que os médicos veterinários não querem "passar à frente de ninguém": "Queremos apenas que o governo do estado siga o plano nacional de imunização, em que o medico veterinário está incluído no grupo prioritário".
Algumas cidades baianas, como Jequié, Itaberaba, Feira de Santana, Camaçari, Esplanada, Itapetinga e Vitória da Conquista já convocaram estes profissionais para a vacinação.
Rodrigo disse, ainda, que a exposição que a categoria sofre é muito grande. "O animal não vem sozinho [à clínica]; e também há impacto nas zoonoses, já que 70% das doenças que a gente atende - nas clínicas de pequenos e grandes animais - podem ser transmitidas para o homem", explicou.
"[Medicina veterinária] é serviço essencial e não é coisa nova", completa Rodrigo. Os médicos veterinários foram considerados Profissionais da Saúde pelo Conselho Nacional da Saúde (CNS) em 1998, por meio da resolução 287.
Bittencourt afirmou, ainda, que a categoria já conversou com o secretário municipal de saúde (SMS), Léo Prates, que levou o assunto para a Comissão Intergestora Bipartite (CIB), mas este informou que seguiria as recomendações estaduais.
"Falta conhecimento e reconhecimento. E vocês, gente, que tomam café da manhã, com leite, carne, iogurtes... Aquele churrasquinho, aquele momento de lazer... tem um veterinário cuidando para que isso chegue com qualidade à mesa de vocês, então a gente precisa desse apoio, porque o que está acontecendo na Bahia é absurdo", desabafou Rodrigo.
O médico veterinário destacou que o secretário estadual da Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, é o presidente da CIB, e criticou a postura do gestor da pasta: "a CIB orienta os municípios. Está faltando, Fábio, cumprir o plano nacional, urgente. As pessoas estão adoecendo, porque não fomos imunizados, e os serviços essenciais estão sendo comprometidos e você tem muita culpa nisso".
Em resposta, a Sesab explicou que segue as diretrizes do plano nacional de vacinação contra a Covid-19. "Sempre que há envio de vacinas, o Ministério da Saúde indica para qual público deve ser destinado. Qualquer orientação diferente do apontado pelo MS é discutido em reunião da CIB, instância deliberativa que reúne gestores de saúde dos 417 municípios e da Sesab".
VEJA ABAIXO, A PARTIR DOS 20 MINUTOS DE VÍDEO
POSICIONAMENTO CRMV-BA
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) alega que diversos ofícios já foram enviados aos representantes; reuniões foram realizadas, e que ainda recorreu ao Ministério Público. "Também acionaremos a Justiça para garantir esse direito dos médicos veterinários que é negado não apenas nessa campanha de imunização contra a Covid-19, mas em todas as outras ações que envolvem os profissionais da saúde. Os médicos veterinários merecem e exigem respeito e reconhecimento e disso não abriremos mão", diz a nota enviada à imprensa.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.