Vendas de 70 planos de saúde estão suspensas pela ANS a partir desta sexta; confira lista
A suspensão faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. A ANS se baseou em 37.936 reclamações efetuadas no segundo trimestre deste ano.
A partir desta sexta-feira (30/9), 70 planos de saúde de 13 operadoras estão com as vendas suspensas no país, por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A comercialização foi interrompida devido a reclamações de consumidores relacionadas a coberturas assistenciais.
Segundo a ANS, 45 planos são da Amil. Outros 25 pertencem a outras 12 operadoras que atuam fora do Estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, 1.664.068 beneficiários ficam protegidos com a medida, que impede que a empresa inclua novos usuários até que demonstre melhora no atendimento, com redução de reclamações assistenciais. Por outro lado, aqueles já são clientes dessas empresas devem continuar sendo atendidos normalmente.
A suspensão faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. A ANS se baseou em 37.936 reclamações efetuadas no segundo trimestre deste ano.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados, após ajustes feitos pelas empresas, reduzindo o número de queixas dos usuários. Neste ciclo, 40 planos de sete operadoras retornam ao mercado.
AMIL
A Amil tem recebido diversas reclamações de clientes nos últimos meses. No último ciclo de monitoramento a empresa teve 42 planos suspensos. Procurada, a empresa declarou que vem implementando iniciativas para melhorar a experiência de seus beneficiários, e que todas as notificações foram devidamente tratadas pela empresa.
A empresa informou que o atendimento aos clientes atuais vinculados aos produtos que foram suspensos pela ANS continua totalmente assegurado, bem como a comercialização de demais produtos não suspensos já oferecidos pela empresa.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!