Universidade em Salvador abre tratamento dentário grátis; saiba mais

Clínica-Escola de Odontologia da Estácio oferece tratamento dentário supervisionado por especialistas

Por Lucas Pereira.

O Centro Universitário Estácio de Salvador está com inscrições abertas para atendimento gratuito de pacientes com disfunção temporomandibular (DTM) – condição que afeta a articulação responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca. O público deve fazer agendamento para ter acesso ao serviço.

Clínica-Escola de Odontologia da Estácio oferece tratamento dentário supervisionado por especialistas. Foto: Ilustrativa/Freepik

Realizados pela Clínica-Escola de Odontologia, os atendimentos são realizados no campus Gilberto Gil, localizado na Rua Xingu, n. 179, no bairro do Stiep, sempre às manhãs de quarta-feira, a partir do dia 27 de agosto.

As vagas são limitadas e o agendamento deve ser feito previamente pelos canais de atendimento da Clínica-Escola: (71) 2107-8238. De acordo com a assessoria da instituição, a marcação é essencial para o serviço.

+Conselho Federal de Odontologia emite alerta sobre morango do amor

O serviço é realizado por estudantes do curso de Odontologia, com supervisão de professores especialistas, garantindo acolhimento humanizado e tratamento de qualidade. Além do tratamento para o DTM, outros serviços como tratamentos com placas oclusais, sessões de fisioterapia, acupuntura e, quando necessário, encaminhamento externo para especialistas em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial estão disponíveis.

+Unidades de saúde oferecem serviços odontológicos gratuitos em Salvador

Disfunção temporomandibular (DTM)

Também conhecida com Dor Orofacial, a disfunção temporomandibular (DTM) afeta a articulação temporomandibular (ATM), a musculatura da mastigação e as estruturas vizinhas, como, por exemplo, o ouvido. De acordo com a Sociedade Israelita Albert Einstein, ​além da dor na face, podem estar presentes dificuldade para abrir a boca e ruídos, como estalos, durante a mastigação ou mesmo zumbidos no ouvido. Dor de cabeça e dor no pescoço também podem acompanhar o quadro.

Segundo a dentista e professora do curso de Odontologia da Estácio Larissa Lins, a DTM é uma disfunção que pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente, mas é possível prevenir a disfunção com pequenas mudanças de hábitos. 

+Atendimentos médicos gratuitos em Salvador: veja como participar

“Evitar colocar objetos duros na boca, como lápis ou canetas, e reduzir o consumo excessivo de chicletes ajuda a prevenir a disfunção. Mas, acima de tudo, é fundamental procurar um profissional odontológico assim que surgirem os primeiros sinais de desconforto. Somente um especialista pode avaliar corretamente e indicar o tratamento adequado”, conclui.

As vagas para os atendimentos odontológicos são limitadas e é necessário agendamento prévio para participar do serviço gratuito. Foto: Ilustrativa/Freepik

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.