Unidade de saúde é inaugurada em Sussuarana; equipamento deve atender 700 pessoas por dia
Serão realizados os programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
Foi inaugurada nesta sexta-feira (2/9) uma Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro de Nova Sussuarana, em Salvador. O equipamento terá capacidade de atendimento de até 700 pessoas por dia.
A USF Nova Sussuarana prestará assistência à população do bairro e adjacências, com a oferta de serviços voltados à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação das doenças mais frequentes. Serão realizados os programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
A solenidade contou com a presença do prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), e do secretário de saúde do município, Décio Martins. O local possui quatro equipes multiprofissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A estrutura é composta por recepção/arquivo de prontuários, 12 consultórios (quatro deles com sanitário), salas de vacina, de curativo e de procedimento, farmácia, além de mais quatro consultório odontológicos, sanitários, copa/cozinha, sala de esterilização, abrigo de resíduos sólidos e DML (depósito de material de limpeza).
O titular da SMS ressaltou a importância da ampliação da rede de atenção básica da capital baiana. "Esse era um desejo antigo da comunidade de Nova Sussuarana, que a Prefeitura realiza neste momento. A alegria da população revela o quanto desejavam esse posto. Hoje estamos com 160 unidades básicas de saúde na cidade", destacou.
De acordo com a SMS, 16 mil pessoas deverão ser cadastradas e acompanhadas pelas equipes assistenciais.
O atendimento poderá ser prestado na própria unidade de saúde, no domicílio quando necessário, ou em outros equipamentos sociais da comunidade, permitindo que as ações de saúde se aproximem do cotidiano da comunidade.
Além disso, a USF dispõe dos seguintes serviços complementares: curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no município, dispensação de medicamentos básicos e confecção do cartão SUS (2ª via).
Somente entre 2021 e 2022, a Prefeitura entregou a UBS Vila Matos (Rio Vermelho), USF Gal Costa (São Marcos), UBS Periperi, USF Lealdina Barros (Engenho Velho da Federação) e USF Sussuarana I.
LEIA MAIS: Ambev lança processo seletivo para programas de Estágio e Trainee; veja como se candidatar
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!