Unidade de Fígado da Sesab promove atividades no Julho Amarelo, em Brotas; saiba mais
Desde 2017, A Bahia instituiu o mês de julho como “Julho Amarelo”, celebrado no dia 28 de julho, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos das hepatites virais.
Com o intuito de promover a conscientização das hepatites virais, o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) – Unidade de Fígado vai realizar testes para detecção das hepatites B e C nesta sexta-feira (23/7), em Salvador.
O atendimento será no primeiro centro de referência no tratamento de doenças do fígado no Estado, que é vinculada ao Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), a unidade localizada no bairro Engenho Velho de Brotas. Com distribuição de senhas a partir de 7 horas e a previsão de realizar 60 testes, a ação acontecerá das 7h as 17h.
Desde 2017, A Bahia instituiu o mês de julho como “Julho Amarelo”, celebrado no dia 28 de julho, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.
A recomendação é que as pessoas se informem sobre as doenças hepáticas e façam o teste para a detecção da doença. As hepatites ainda são um problema de saúde pública, e a hepatite B tem uma relação muito próxima com o câncer de fígado.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, comenta que “apesar de termos a vacina disponível na rede pública, a cobertura vacinal ainda precisa ser aperfeiçoada”.
HEPATITES
As hepatites virais são infecções causadas por vírus que agridem o fígado podendo levar a complicações como cirrose, câncer (hepatocarcinoma) e até a morte. São conhecidos 5 vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV), sendo que os vírus A B e C são os mais frequentes no Brasil. São doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas, mas quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. É importante o diagnóstico das hepatites B e C para instituir o tratamento precocemente. O diagnóstico das hepatites B e C é realizado por meio do teste rápido, disponível nos serviços de saúde.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.