Transmissão do coronavírus continua crescendo no Brasil após três meses; Bahia tem "contaminação acelerada"
Transmissão do coronavírus continua crescendo no Brasil após três meses; Bahia tem "contaminação acelerada"
Pela 14ª semana, a pandemia do coronavírus não está controlada no Brasil, segundo cálculos do centro de controle de epidemias do Imperial College, um dos mais conceituados do mundo. Além disso, o estudo aponta que a taxa de contágio tem aumentado, enquanto outros países já haviam diminuído o número de casos após tanto tempo de pandemia. As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.
Desde a semana de 27 de abril, o país tem taxa de contágio acima de 1, o que significa que a transmissão está se acelerando. Na semana que começou, no último domingo (26/7), subimos de 1,01 para 1,08. Na prática, isso quer dizer que cada 100 infectados por coronavírus no Brasil contaminam outros 108. Estes, por sua vez, infectam mais 116,6, com aumentos sucessivos.
Os estudos dizem que, dos 25 países que apresentavam transmissão sem controle na mesma época que o Brasil, 13 controlaram o contágio, como Chile e Equador. Além do Brasil, Argentina (1,42), Colômbia (1,26) e Peru (1,04) apresentam transmissão acelerada nos últimos quatro meses.
Em outro estudo divulgado pela Folha, analisando os estados, 12 estavam com contágio acelerado (incluindo a Bahia), 12 em transmissão estável, dois desacelerados e um reduzido.
O Imperial College calcula a taxa com base no número de mortes, que costuma ter menos subnotificações do que os casos. Segundo as estimativas do centro britânico, o Brasil ainda é o país que terá o maior número de mortes por coronavírus nesta semana: 8.120, uma alta em relação à semana passada. Na Índia, são esperados 6.610 óbitos, e no México, 5.080 (os Estados Unidos não entram no relatório, pois seus dados são calculados por estado, em estudo à parte). As pesquisas estimam que o número de casos de contágio no Brasil seja cerca do dobro dos registrados.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003