STF suspende instalação de UTI para Covid-19 no Hospital Salvador após pedido da UFBA; entenda
STF suspende instalação de UTI para Covid-19 no Hospital Salvador após pedido da UFBA; entenda
A briga entre a Prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre a instalação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) no Hospital Salvador ganhou mais um capítulo. Na quinta-feira (23/7), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu a instalação dos leitos, revogando a última decisão Tribunal Regional Federal da 1ª Região, favorável à prefeitura.
A administração municipal alega que Salvador necessita de uma centro de tratamento para grávidas e bebês récem-nascidos infectados pelo coronavírus, mas a UFBA tem sido contrária à implantação por já existir uma UTI Neonatal no local. Para a universidade, construir uma nova ala para Covid-19, no mesmo andar onde já funciona a Maternidade Climério de Oliveira, gerida pela instituição, poderá causar uma infecção cruzada, passando o vírus para as crianças que nascerem saúdaveis.
LEIA MAIS: Prefeitura quer criar centro Covid-19 no Hospital Salvador, mas UFBA diz que não permitirá; entenda
O Hospital Salvador foi contratado para instalar provisoriamente a Maternidade Climério de Oliveira, enquanto a unidade passa por reformas. A obra estava prevista para ser entregue em agosto, mas não pôde ser concluída por conta da pandemia, fazendo com que os partos continuem no hospital. A Climério é a unidade de referência para pacientes com gravidez de alto risco na Bahia.
O presidente do STF acolheu o pedido da UFBA, afirmando que as instalações do Hospital Salvador "somente devem ser utilizadas na hipótese de esgotamento de opções nas outras unidades de saúde disponíveis". Para ele, não há, até o momento, necessidade de compartilhamento de ambiente hospitalar entre grávidas de alto risco e bebês com pacientes infectados com Sars-CoV-2.
Segundo o ministro, há informações de que a UTI para a Covid-19 seria instalada no mesmo andar da UTI Neonatal e da UCI Canguru da maternidade, sendo que a circulação de pacientes e profissionais de saúde, como usos de escadas e elevadores, poderia fazer com que o vírus se espalhe para a área que deve ser segura.
LEIA MAIS: "Covengue": Ex-senador anuncia que está com Covid-19 e dengue ao mesmo tempo; "estava estranhando"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.