Secretário diz que Bahia vive segunda onda da Covid-19 em cenário "mais grave que no início da pandemia"
Secretário diz que Bahia vive segunda onda da Covid-19 em cenário "mais grave que no início da pandemia"
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que já é possível dizer que a Bahia vive uma segunda onda da pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira (3/12), o gestor chegou a afirmar que, dessa vez, a situação é ainda pior.
"Nós já estamos completando três semanas sucessivas de crescimento progressivo contínuo no número de casos, portanto é possível falar já que estamos enfrentando uma segunda onda, e numa segunda onda num cenário mais grave do que enfrentamos no incício da pandemia", relatou.
O secretário afirmou que as taxas atuais de crescimento dos casos da doença são iguais às registradas na metade de 2020, mas a progressão da doença agora é de um "surto geral". "Naquela época tínhamos um revezamento de surtos: nós tínhamos uma onda, que começou na capital e que foi avançando pelo interior. Na medida que uma região nova ia apresentando casos, a outra ia diminuindo. No momento, temos um surto geral, um aumento geral em todas as regiões da Bahia, simultâneo, com taxas de internação superiores ao que nós observamos as do início do ano", alertou.
O secretário pontuou ainda a dificuldade de fazer a transferência dos pacientes de uma região para outra, porque todas estão cheias. Segundo ele, algumas famílias se recusam a transferirem os pacientes para a capital do Estado, onde tem maior oferta de leitos, preferindo ficar em postos da cidade.
Ainda nesta quinta (3/12), 20 novos leitos exclusivos para tratar a doença, sendo 10 de UTI e 10 clínicos, foram foram reabertos no Hospital Municipal de Salvador (HMS), localizado no bairro de Cajazeiras.
OUÇA O PRONUNCIAMENTO
O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que já é possível dizer que a Bahia vive uma segunda onda da pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira (3/12), o gestor chegou a afirmar que, dessa vez, a situação é ainda pior. pic.twitter.com/WhoyffiVMi
— Aratu On (de ??) (@aratuonline) December 3, 2020
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.