Saúde

Secretaria de Saúde alerta sobre a importância do diagnóstico e prevenção da sífilis

A sífilis tem cura e o diagnóstico pode ser realizado com o teste rápido, cujo resultado sai em 40 minutos. Em Salvador, três unidades especializadas fazem o acompanhamento da doença

Por Da Redação

Secretaria de Saúde alerta sobre a importância do diagnóstico e prevenção da sífilis ilustrativa/Pexels

A cada terceiro sábado de outubro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis, data que tem como objetivo informar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Em Salvador, até 2021, foram confirmados 2.455 casos de sífilis obtida e 514 casos de sífilis hereditária.


A doença pode ser adquirida ou congênita. A sífilis é sexualmente transmissível (IST) e pode ser passada para o feto durante a gestação. Se a mãe portar a doença e não for tratada ou realizar o tratamento inadequadamente, a sífilis pode evoluir para formas graves, comprometendo especialmente os sistemas nervoso e cardiovascular do bebê, podendo causar consequências severas como nascimento prematuro e até aborto ou natimortalidade, quando o feto nasce morto.


Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando ações de enfrentamento ao caso, como a implantação da Câmara Técnica Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, HTLV, Sífilis e Hepatites Virais, que existe desde 2019; capacitação dos profissionais de saúde; investigação da situação de sífilis congênita e de crianças expostas à ela, além da elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao agravo.


De acordo com Abdon Brito, coordenador de Atenção Primária, a sífilis tem cura e o diagnóstico pode ser realizado com o teste rápido, cujo resultado sai em 40 minutos. "Além deste teste, o tratamento também está disponível nos postos da rede de atenção básica do município, como forma de diagnosticar precocemente estes casos", afirma


UNIDADES ESPECIALIZADAS


Tendo o acompanhamento inicial realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) espalhados pela cidade, o usuário com sífilis pode fazer o seu tratamento nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) abaixo:



  • SAE São Francisco – Nazaré

  • SAE Marymar Novaes – Bonfim

  • SEMAE Liberdade 


LEIA MAIS: Alcoolizado, homem é preso após se envolver em acidente na Chapada Diamantina 


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.