Saiba mais sobre doença que provocou morte de ginasta brasileira

Ginasta brasileira morreu em decorrência de um linfoma de Hodgkin

Por Anna Caroline Santiago.

O universo da ginástica rítmica está de luto com a morte da ginasta brasileira Isabelle Marciniak, de 18 anos. A jovem faleceu na quarta-feira (24), véspera de Natal, em decorrência de um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que atinge o sistema linfático.

A doença enfrentada por Isabelle é a mesma da influenciadora Isabel Veloso, que permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há quase um mês, após complicações respiratórias.

Saiba mais sobre doença que provocou morte de ginasta brasileira.Foto: reprodução/Instagram

O linfoma de Hodgkin afeta o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. A enfermidade tem origem nos linfócitos, células do sistema imunológico, e por isso também é classificada como um câncer do sangue. O tratamento pode envolver quimioterapia, radioterapia ou a combinação das duas abordagens, a depender do estágio da doença.

O sepultamento de Isabelle Marciniak ocorreu nesta quinta-feira (25), em Araucária, município da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, onde a atleta nasceu.

Isabelle Marciniak

Natural de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, Isabelle construiu uma trajetória de destaque desde cedo. Aos 14 anos, conquistou o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Ilona Peuker, disputado em Florianópolis, resultado que a projetou nacionalmente na modalidade.

Integrante do Clube Agir, Isabelle Marciniak acumulou participações em competições estaduais e nacionais, sendo apontada por treinadores e dirigentes como uma das principais promessas da ginástica rítmica brasileira. A carreira, no entanto, foi interrompida após o diagnóstico de linfoma de Hodgkin, doença que também foi diagnosticada no ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira, em 2024.

Durante o tratamento, familiares e amigos mobilizaram campanhas solidárias para auxiliar nos custos hospitalares. 

Foto: Reprodução

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.