Saúde

Primeiro centro de reabilitação pós-Covid-19 da Bahia é inaugurado no Hospital Santa Izabel

Primeiro centro de reabilitação pós-Covid-19 da Bahia é inaugurado no Hospital Santa Izabel

Por Da Redação

Primeiro centro de reabilitação pós-Covid-19 da Bahia é inaugurado no Hospital Santa Izabeldivulgação

O Hospital Santa Izabel iniciou na segunda-feira (7/12) o programa Cuidar Pós Covid-19, primeira unidade de saúde da Bahia especializada em reabilitação pós contágio do novo coronavírus. O serviço funciona na Unidade Álvaro Lemos, que pertence ao HSI e está localizada no bairro de Ondina, em Salvador, unidade referência em medicina osteoarticular e reabilitação.


Dentre os principais problemas que podem ocorrer durante a síndrome inflamatória pós-Covid estão as limitações respiratórias, causadas por fibrose pulmonar, lesões cardíacas, fadiga, fraqueza muscular, problemas de memória, insuficiência renal, além de alterações cognitivas e psíquicas.


Segundo a unidade de saúde, o objetivo é avaliar de forma integral e reabilitar os pacientes que tiveram a doença, mesmo os que não precisaram de internação durante o período de infecção. Pesquisas divulgadas pelos Serviços Nacionais de Saúde (National Health Services) da Inglaterra, apontam que mesmo quando não há mais carga viral circulante, os pacientes recuperados da Covid-19 podem desenvolver doenças.


Além disso, entre os pacientes que foram hospitalizados devido ao Sars-CoV-2, 45% necessitarão de cuidados em casa, 4% precisarão de algum tipo de reabilitação, a exemplo da fisioterapia pulmonar, e 1% deverá receber tratamento médico para o resto da vida, ainda de acordo com o estudo.


“Muitos pacientes, após a fase aguda da doença, mesmo aqueles que não necessitam de internação, precisarão de acompanhamento de uma equipe especializada, pois ainda mantém sintomas persistentes. Os sintomas podem ter inicio da fase aguda da doença e se estenderem na fase mais tardia, até mesmo após a cura da Covid-19, permanecendo por dias e até meses”, avaliou a gerente técnica assistencial do HSI, Bárbara Sobral.


Na Unidade Álvaro Lemos, o paciente será submetido a uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, composta por pneumologista, cardiologista, endocrinologista, neurologista, médico especialista em terapia da dor, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, que elaboram, em conjunto, um plano terapêutico para reabilitação.


LEIA MAIS: Pai de bebê, jovem de 22 anos é morto durante ação da PM em São Félix; "eles forjaram tudo", diz mãe


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.