Saúde

Prefeitura lança programa para rastrear e monitorar todos os pacientes da Covid-19 na capital; "passo mais significativo"

Prefeitura lança programa para rastrear e monitorar todos os pacientes da Covid-19 na capital; "passo mais significativo"

Por Da Redação

Prefeitura lança programa para rastrear e monitorar todos os pacientes da Covid-19 na capital; "passo mais significativo" Créditos da foto: Instagram/@ACMNetooficial

O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou, em live nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (17/6), um novo projeto para o sistema de saúde: "Salvador Protege". Em meio à pandemia de coronavírus, o programa irá rastrear o caminho dos casos e bloquear a transmissão.


Segundo o gestor municipal, o começo da iniciativa "será imediato em 22 unidades básicas". "O programa começa a ter aplicação agora no enfrentamento do coronavírus, mas é um programa que vem para ficar, como conquista permanente dos nossos sistema de saúde. Talvez seja o passo mais significativo que nós vamos dar nesse trabalho de atenção básica”, disse Neto. 


Os bairros nos quais as ações terão início a partir de hoje: 


Bairros


Para casos suspeitos da Covid-19, será feito o acolhimento na Unidade Básica de Saúde e avaliação do paciente, em ala protegida e exclusiva para esta finalidade. Caso não haja necessidade de internamento, a pessoa será enviada para isolamento em casa e será feito um acompanhamento remoto, por teleatendimento, a cada 48 horas. Se houver algum agravamento dos sintomas, o Samu 192 irá até a residência para uma nova consulta. "Se a pessoa tiver precisando de internamento, vai ser encaminhada imediatamente", disse Neto. O monitoramento segue até que o paciente receba alta. 


Além disso, será feito um trabalho de rastreamento, identificação e avaliação de todas as pessoas que tiveram contato com o doente nos últimos dois dias. "Isso vai garantir a redução da transmissão da Covid-19", ressaltou. 


O programa será implantado nas 149 UBS da capital, de forma gradual. Os atendimentos de rotina vão oferecer o mesmo acompanhamento para Saúde Materno-Infantil, do Idoso, Mental, para portadores de doenças falciformes ou de HIV, Hepatites Virais e Sífilis. 


LEIA MAIS: "Está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar", diz Bolsonaro sobre operação da PF


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.