Saúde

Prefeitura de Candeias prorroga lockdown após recomendação do Ministério Público

Prefeitura de Candeias prorroga lockdown após recomendação do Ministério Público

Por Da Redação

Prefeitura de Candeias prorroga lockdown após recomendação do Ministério Públicoreprodução/vídeo

Após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), informou que vai prorrogar o lockdown na cidade até às 5h da manhã de sexta-feira (19/6). Nesta fase, os supermercados de bairros estarão fechados funcionando apenas no formato delivery.


A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Andréa Scaff de Paula Mota, considerou que caso não tivessem sido adotadas as ações da prefeitura de medidas de distanciamento social, de forma antecipada e preventiva, a situação epidemiológica poderia estar ainda mais agravada se não fosse essas medidas adotadas pela prefeitura. Para a promotora o período de medidas restritivas de circulação de pessoas não seria suficiente para diminuir o contágio. 


LEIA MAIS: Prefeito de Candeias decreta 'lockdown' de cinco dias; "crescimento exponencial de contágio e de óbitos"


Ela recomendou que o prefeito e a secretaria de saúde "se abstenham de flexibilizar as medidas em vigor sobre a restrição de circulação de pessoas e de regulamentação da atividade de comércio não essencial, sem que tenha sido superada a fase de aceleração do contágio, de acordo com os dados de contaminação, internação e óbito". 


Em reunião, o prefeito, Dr Pitágoras Ibiapina, acolheu a recomendação do MP, tendo informado também à Câmara de Dirigentes Lojistas a decisão após analise da procuradoria jurídica. “O respeito ao isolamento social e total será fundamental para conter o avanço da doença e preservar vidas. O MP recomendou a manutenção das medidas de isolamento. Vamos aumentar a fiscalização e eu apelo à população para que fique em casa. São momentos difíceis para todos, mas se não houver uma adesão da população é como se nosso esforço fosse em vão. Enquanto a situação não estiver controlada, não poderemos voltar à normalidade”, afirmou. 


A promotora destacou, ainda, que de acordo com o Comitê Científico do Consórcio Nordeste para a Covid-19, não é o momento propício para nenhum estado da Região Nordeste flexibilizar as medidas de isolamento social, uma vez que o pico da epidemia da Covid-19 não foi atingido em nenhum deles.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.