Prefeito de Itabuna manda reabrir comércio e diz que shoppings serão os primeiros; "plano elaborado"
Prefeito de Itabuna manda reabrir comércio e diz que shoppings serão os primeiros; "plano elaborado"
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), vai publicar um decreto reabrindo todo o comércio a partir desta quarta-feira (1/7). Itabuna foi uma das primeiras cidades a sofrer toque de recolher, anunciado pelo governador Rui Costa (PT) em 11 de maio, como medida de contenção do coronavírus.
De acordo com o gestor, as igrejas e shoppings serão os primeiros a serem reabertos. “Vamos publicar o decreto ainda hoje [terça-feira-30] a tarde para reabrir o comércio. Vamos seguir o plano elaborado pelas universidades e seguindo todos os protocolos. O comércio vai funcionar das 9 horas até as 16, e o transporte coletivo das 8 horas até as 17h30”, declarou o prefeito.
Os dados foram apresentados pela equipe técnica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que apontaram a necessidade de envolvimento de todos os segmentos representados para o acompanhamento de uma possível abertura do comércio.
Segundo o estudo, é necessário a testagem ativa, o controle de clientes no interior dos estabelecimentos através de aplicativos, o "lockdown" em bairros com maior índice de contágio, o retorno ampliado e com limitação de passageiros por unidade da frota de transporte coletivo, a ampliação dos leitos de UTIs, a abertura de abrigos Covid, análise diária dos dados com revisão semanal e a necessidade da população obedecer às medidas de prevenção.
Há algumas semanas, Gomes vem apresentando insatisfação com a situação do comércio na cidade. "O comércio está fechado há mais de 80 dias e os casos estão crescendo, então está claro que não é culpa do comércio", disse o gestor.
LEIA MAIS: Justiça suspende toque de recolher em Itabuna; cidade tem 1.378 casos e 51 óbitos por Covid-19
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.