Praias de Salvador serão reabertas sem comércio ambulante, mas três continuam fechadas; veja regras
Praias de Salvador serão reabertas sem comércio ambulante, mas três continuam fechadas; veja regras
Saiu o tão aguardado anúncio da reabertura das praias de Salvador, na manhã desta sexta-feira (18/9). Em coletiva, o prefeito ACM Neto (DEM) informou que, nesse primeiro momento, as praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência continuarão fechadas. O acesso das demais, por sua vez, terão que atender critérios e não irão funcionar aos finais de semana, tampouco feriados. A medida passa a valer a partir de segunda-feira (21/9).
"Com muito critério, nós observamos cada situação específica, vamos ter tratamentos especiais. Tudo isso foi pensado para que a reabertura das praias de Salvador não se torne um convite às aglomerações. As praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência elas continuarão fechadas. Não vão reabrir. Por qual motivo? São praias com a faixa de areia muito pequena e tradicionalmente aglomeram muitas pessoas independente do dia", disse.
As praias de São Tomé de Paripe, Ribeira, Tubarão, Amaralina e Itapuã serão liberadas de terça à sexta. Sábado, domingo e segunda serão fechadas. "As demais praias serão liberadas de segunda à sexta em horários livres. Não serão permitidas nenhum tipo de atividade comercial", explicou Neto.
O prefeito falou também sobre o uso obrigatório da máscara mesmo na areia. Além de proibir o uso de cadeiras, guarda sol, sombreiros e isopores. "Em relação ao espaço: na praia, o uso de máscara será obrigatório. Distanciamento de 1,5 m. Não poderá fazer evento, piquinique, nada disso. Não é hora de estar fazendo festa, comemoração, batuque. Estão terminantemente proibidos uso de cadeiras, guarda-sol, sombreiros, isopor com a 'geladinha', não. Ô prefeito você é sem graça, chato para burro! Mas é a segurança que está em jogo, não podemos vacilar".
Esportes coletivos também estão proibidos. "Atividades em dupla ou individual. O surfe, o frescobol... esporte coletivo, agora não", concluiu ACM Neto.
LEIA MAIS: Brasil tem 829 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas; Bahia é o segundo estado com mais casos
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.