Pode tomar vacina estando gripado? Infectologista responde
A infectologista Clarisse Cerqueira esclareceu algumas dúvidas durante participação no programa Cidade Aratu, da TV Aratu
Com o fim do verão e a chegada do outono, crianças e adultos ficam mais suscetíveis a contrair gripes, viroses e resfriados. Apesar de não fazer tanto frio em Salvador, recentes aglomerações na cidade - a exemplo dos ensaios de verão e do Carnaval - podem ter facilitado a transmissão de certos vírus.
Tais situações, somadas à pandemia e dada a importância da vacinação, é comum, também, surgir a seguinte dúvida: "pode tomar vacina estando gripado?". Para esclarecer essa e outros questionamentos, a infectologista Clarissa Cerqueira foi a entrevistada do programa Cidade Aratu nesta segunda-feira (10/4).
"Poder, pode, mas a gente não recomenda. Por quê? Porque a pessoa já está com sintomas respiratórios e a vacina pode ter alguns efeitos adversos. Então, a gente recomenda que, uma vez que passem esses sintomas, a pessoa se vacine", frisa Clarissa.
Quando os sintomas acabarem, pode completar o esquema vacinal tranquilamente. "Isso é fundamental! Nós temos vacina da Covid, Influenza (gripe) [...] Essa é a medida mais forte de prevenção para essas doenças que a gente tem", conclui.
ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA
LEIA MAIS: Presidente do PL, Valdemar Costa Neto é internado em Brasília; deve passar por cateterismo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!